Câmara aprova suspensão de multa por atraso na conta de luz em calamidade

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) um projeto de lei que suspende o corte de energia elétrica por atraso no pagamento quando o município ou estado estiver em situação de calamidade pública.

O texto é de autoria do ex-deputado Júlio Delegado e teve relatoria do deputado Ícaro de Valmir (PL-SE), que apresentou um substitutivo. O projeto também prevê que não devem ser cobradas multas ou juros correspondentes ao período de suspensão do corte de energia.

A medida vale para casos em que o estado de calamidade seja decretado por motivos de desastres naturais ou emergências climáticas, e se aplicará apenas para consumidores atingidos diretamente pela crise. A proposta ainda suspende o pagamento de taxas de bandeira tarifária, que aumentam o preço da energia.

Além de tratar sobre energia elétrica, o projeto aprovado também prevê flexibilização das tarifas de água e esgoto por parte do estado ou município que ofertar o serviço. O benefício deverá favorecer os consumidores nos casos em que houver reconhecimento do estado de calamidade pública em decorrência de desastres ambientais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Câmara aprova suspensão de multa por atraso na conta de luz em calamidade no site CNN Brasil.

Governo cancela Carnaval popular e prioriza socorro às vítimas da cheia

O Governador do Acre cancelou de Carnaval que tradicionalmente ocorre na Gameleira, em Rio Branco, dado o cenário de emergência climática. A prioridade máxima em...

Deputado Gilberto Lira bate SW4 a 140 km/h na traseira de trator, na BR 364

O deputado estadual Gilberto Lira saiu ileso de um grave acidente, na BR 364, no início da noite desta quinta-feira, após deixar Sena Madureira...

Tragédia no trânsito: Motociclista morre após bater em meio fio na Amadeo Barbosa

Um grave acidente de trânsito na madrugada desta sexta-feira, 23, em Rio Branco, matou o pintor Paulo Henrique Soares Paiva, de 21 anos. O...