Caso Michelle Trachtenberg: 7 sinais de alerta para a saúde do fígado

A atriz Michelle Trachtenberg, conhecida por interpretar Georgina Sparks na série Gossip Girl, foi encontrada morta nessa quarta-feira (26/2), em seu apartamento de Nova York (EUA), aos 39 anos.

Informações preliminares da polícia sugerem que a morte pode estar relacionada a complicações após um transplante de fígado. Há indícios, ainda não confirmados, de que o corpo dela teria rejeitado o órgão.

A artista vinha enfrentando problemas com o consumo de álcool há anos, segundo reportou o site TMZ.  A mãe da atriz foi quem a encontrou sem vida no local onde morava.

6 imagens

Michelle Trachtenberg ficou famosa em Buffy e Gossip Girl

Causa do falecimento é investigada
Michelle Trachtenberg
Michelle Trachtenberg
Michelle Trachtenberg morreu aos 39 anos
1 de 6

Michelle Trachtenberg foi encontrada morta em Nova York

Reprodução/ Instagram

2 de 6

Michelle Trachtenberg ficou famosa em Buffy e Gossip Girl

Leon Bennett/WireImage

3 de 6

Causa do falecimento é investigada

Reprodução/ Instagram

4 de 6

Michelle Trachtenberg

Getty Images

5 de 6

Michelle Trachtenberg

Gilbert Flores/WWD via Getty Images

6 de 6

Michelle Trachtenberg morreu aos 39 anos

Reprodução

Sinais de Michelle Trachtenberg

A estrela, que também marcou presença em Buffy, a Caça-Vampiros, vinha chamando atenção nas redes sociais pela aparência frágil.

Nos últimos meses, fotos mostravam a pele e olhos de Michelle com coloração amarelada, característica da icterícia. O sintoma é causado pelo acúmulo de bilirrubina no organismo e pode indicar problemas hepáticos graves.

A icterícia é comum em casos de doença hepática relacionada ao álcool, hepatite ou cirrose, mas também pode surgir devido a cálculos biliares ou pancreatite.

A doença hepática costuma evoluir de forma lenta e silenciosa, com sintomas iniciais sutis ou inexistentes. Quando os sinais aparecem, a condição já pode estar em estágio avançado.


7 sintomas sutis de doença no fígado

  1. Mal-estar geral.
  2. Cansaço frequente.
  3. Indisposição.
  4. Dor por baixo das costelas, do lado direito do corpo.
  5. Pequenas veias semelhantes a aranhas aparecendo na pele acima do nível da cintura (angiomas de aranha).
  6. Palmas das mãos avermelhadas ou com pintinhas vermelhas.
  7. Problemas para dormir.

Doenças e tratamento

De acordo com o cirurgião de fígado e pâncreas Eduardo Ramos, do Instituto de Cirurgia Robótica, do Paraná, o consumo excessivo de álcool pode levar a três principais doenças hepáticas: esteatose (gordura no fígado), hepatite alcoólica e cirrose.

“A esteatose pode evoluir para uma inflamação chamada esteatohepatite e, posteriormente, para cirrose”, explica Ramos. Além disso, o consumo de álcool pode causar gastrite, úlceras e até alterações psiquiátricas.

O especialista ressalta que a doença hepática muitas vezes é detectada apenas em exames de rotina, já que os sintomas iniciais são raros. Em estágios mais graves, podem surgir complicações como acúmulo de líquido no abdômen, sangramentos digestivos, confusão mental e perda de massa muscular.

O tratamento varia conforme o caso, mas a primeira medida é sempre a abstinência de álcool e o controle de fatores como obesidade e diabetes.

Para ter um fígado saudável, o Ministério da Saúde orienta

  • Seguir uma dieta saudável.
  • Evitar bebidas alcoólicas.
  • Praticar atividades físicas – que ajudará a manter o peso ideal e evitar complicações como diabetes, colesterol alto e obesidade.
  • Não tomar medicamentos em excesso e sem orientação médica, assim como anabolizantes.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Falso policial é preso em Salvador com réplica de pistola

Em uma ação ousada, um homem foi preso por se passar por policial, em Salvador. O flagrante por uso de documentos falsificados aconteceu na...

Estudo encontra plantas resistentes ao calor em morros do Espírito Santo

Um estudo realizado em quatro inselbergs (afloramentos rochosos) do estado do Espírito Santo, na região Sudeste do Brasil, identificou 26 espécies de plantas lenhosas,...

Ipiranga, Arte Contemporânea e mais: veja museus para visitar em SP

O Dia Internacional dos Museus é comemorado neste domingo (18). A Universidade de São Paulo (USP) administra espaços dedicados à promoção e preservação da...