Caso Michelle Trachtenberg: 7 sinais de alerta para a saúde do fígado

Caso Michelle Trachtenberg: 7 sinais de alerta para a saúde do fígado

A atriz Michelle Trachtenberg, conhecida por interpretar Georgina Sparks na série Gossip Girl, foi encontrada morta nessa quarta-feira (26/2), em seu apartamento de Nova York (EUA), aos 39 anos.

Informações preliminares da polícia sugerem que a morte pode estar relacionada a complicações após um transplante de fígado. Há indícios, ainda não confirmados, de que o corpo dela teria rejeitado o órgão.

A artista vinha enfrentando problemas com o consumo de álcool há anos, segundo reportou o site TMZ.  A mãe da atriz foi quem a encontrou sem vida no local onde morava.

6 imagens

1 de 6

Michelle Trachtenberg foi encontrada morta em Nova York

Reprodução/ Instagram

2 de 6

Michelle Trachtenberg ficou famosa em Buffy e Gossip Girl

Leon Bennett/WireImage

3 de 6

Causa do falecimento é investigada

Reprodução/ Instagram

4 de 6

Michelle Trachtenberg

Getty Images

5 de 6

Michelle Trachtenberg

Gilbert Flores/WWD via Getty Images

6 de 6

Michelle Trachtenberg morreu aos 39 anos

Reprodução

Sinais de Michelle Trachtenberg

A estrela, que também marcou presença em Buffy, a Caça-Vampiros, vinha chamando atenção nas redes sociais pela aparência frágil.

Nos últimos meses, fotos mostravam a pele e olhos de Michelle com coloração amarelada, característica da icterícia. O sintoma é causado pelo acúmulo de bilirrubina no organismo e pode indicar problemas hepáticos graves.

A icterícia é comum em casos de doença hepática relacionada ao álcool, hepatite ou cirrose, mas também pode surgir devido a cálculos biliares ou pancreatite.

A doença hepática costuma evoluir de forma lenta e silenciosa, com sintomas iniciais sutis ou inexistentes. Quando os sinais aparecem, a condição já pode estar em estágio avançado.


7 sintomas sutis de doença no fígado

  1. Mal-estar geral.
  2. Cansaço frequente.
  3. Indisposição.
  4. Dor por baixo das costelas, do lado direito do corpo.
  5. Pequenas veias semelhantes a aranhas aparecendo na pele acima do nível da cintura (angiomas de aranha).
  6. Palmas das mãos avermelhadas ou com pintinhas vermelhas.
  7. Problemas para dormir.

Doenças e tratamento

De acordo com o cirurgião de fígado e pâncreas Eduardo Ramos, do Instituto de Cirurgia Robótica, do Paraná, o consumo excessivo de álcool pode levar a três principais doenças hepáticas: esteatose (gordura no fígado), hepatite alcoólica e cirrose.

“A esteatose pode evoluir para uma inflamação chamada esteatohepatite e, posteriormente, para cirrose”, explica Ramos. Além disso, o consumo de álcool pode causar gastrite, úlceras e até alterações psiquiátricas.

O especialista ressalta que a doença hepática muitas vezes é detectada apenas em exames de rotina, já que os sintomas iniciais são raros. Em estágios mais graves, podem surgir complicações como acúmulo de líquido no abdômen, sangramentos digestivos, confusão mental e perda de massa muscular.

O tratamento varia conforme o caso, mas a primeira medida é sempre a abstinência de álcool e o controle de fatores como obesidade e diabetes.

Para ter um fígado saudável, o Ministério da Saúde orienta

  • Seguir uma dieta saudável.
  • Evitar bebidas alcoólicas.
  • Praticar atividades físicas – que ajudará a manter o peso ideal e evitar complicações como diabetes, colesterol alto e obesidade.
  • Não tomar medicamentos em excesso e sem orientação médica, assim como anabolizantes.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


Fonte: Metrópoles