Chá de alecrim: conheça os benefícios da bebida aromática e nutritiva

O chá de alecrim é uma bebida aromática e saborosa que oferece diversas vantagens para a saúde devido às suas propriedades nutricionais. Ele não pode faltar na rotina de quem sofre com dor de cabeça e problemas de digestão, por exemplo. Mas os benefícios também são colhidos a longo prazo.

O alecrim contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, como os polifenóis, flavonoides e taninos, além de vitaminas e minerais essenciais.

“A planta contém as vitaminas A, importante para a saúde da pele, visão e imunidade; do complexo B, que auxiliam no metabolismo energético e na função cerebral; e C, potente antioxidante que fortalece o sistema imunológico”, destaca a nutricionista Thais Dias, que atende no Espírito Santo.

Foto colorida de um chá de alecrim - Metrópoles
O chá pode ser tomado morno ou frio, preferencialmente sem adoçar

Nutrientes do alecrim

A nutricionista integrativa e farmacêutica Verônica Dias, do Instituto Nutrindo Ideais, destaca ainda que há nutrientes pouco falados no alecrim, mas que desempenham papéis importantes no bom funcionamento do organismo.

Ácido rosmarínico
Antioxidante potente que combate os radicais livres, reduzindo o estresse oxidativo e protegendo as células contra danos. O composto também apresenta propriedades anti-inflamatórias e neuroprotetoras.

Carnosol e carnosina
São compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, além de propriedades antimicrobianas e protetoras do sistema cardiovascular.

Flavonoides (apigenina, luteolina e quercetina)
Auxiliam na melhora da circulação sanguínea, promovem a saúde cardiovascular e possuem ação anti-inflamatória e antialérgica.

Óleos essenciais (cineol, borneol e canfeno)
Contribuem para o efeito digestivo, antimicrobiano, antifúngico e estimulante. O cineol, em particular, é conhecido pelos benefícios no alívio de problemas respiratórios.


Contraindicações do chá de alecrim

Apesar dos benefícios, a bebida não é indicada para:

  • Gestantes e lactantes, pois pode estimular contrações uterinas;
  • Pessoas com pressão alta, já que pode elevar a pressão arterial em alguns casos;
  • Indivíduos com histórico de cálculos renais, devido ao teor de compostos que podem agravar o quadro;
  • Pessoas em uso de medicamentos anticoagulantes, pois pode potencializar os efeitos.

Quais são os benefícios do chá de alecrim?

Os compostos presentes no alecrim trazem benefícios significativos para a saúde, como:

Melhora da digestão
Os óleos essenciais estimulam a produção de enzimas digestivas, auxiliando na quebra de gorduras e prevenindo desconfortos como gases e inchaço. “Por ter ação antimicrobiana e antifúngica, é um aliado poderoso na saúde intestinal”, afirma a nutricionista Verônica.

Auxílio no emagrecimento
Por ter efeito termogênico leve e atuar na melhora da digestão, pode ser um aliado na perda de peso quando combinado com uma alimentação equilibrada.

Estimula a memória e o foco
O cineol melhora a circulação sanguínea cerebral e estimula a cognição, sendo um aliado no desempenho mental. “Excelente para estudantes”, considera Verônica.

Ação antioxidante
O ácido rosmarínico e os flavonoides neutralizam os radicais livres, ajudando a reduzir o envelhecimento celular e o risco de doenças crônicas.

Efeito anti-inflamatório
Segundo Verônica, os compostos fenólicos presentes no alecrim ajudam a reduzir processos inflamatórios, beneficiando articulações e prevenindo inflamações crônicas. A erva também é um excelente anti-inflamatório para a saúde intestinal.

Fortalece o sistema imunológico
Os antioxidantes e óleos essenciais possuem propriedades antimicrobianas e ajudam o organismo a combater infecções.

Leve efeito diurético
Auxilia na retenção hídrica aumentando a diurese e combatendo inflamações silenciosas.

Foto colorida de mulher preparando chá de alecrim - Metrópoles
O uso de folhas frescas preserva melhor os óleos essenciais e os compostos bioativos do alecrim

Como fazer o chá de alecrim?

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de alecrim frescas ou secas (cerca de 5 g);
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Ferva a água e desligue o fogo. Adicione o alecrim e tampe a panela deixando em infusão por cerca de cinco a dez minutos. Coe e consuma morno ou frio.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Casa Branca reage ao vídeo de Selena Gomez sobre deportações de imigrantes ilegais

Embora Selena Gomez tenha deletado o vídeo onde aparece chorando e lamentando a deportação em massa dos mexicanos, o governo de Donald Trump respondeu...

Garota do Momento: Daniel Rangel entra na trama. Saiba o papel dele!

Daniel Rangel surge pela primeira vez como Cássio Cavalcanti em Garota do Momento. Na trama, ele fará par romântico com Beatriz (Duda Santos) na...

Lucas Lucco abre o coração ao falar de música, novos projetos e saúde mental

Lucas Lucco está pronto para encarar os palcos novamente. Após pouco mais de 1 ano sem fazer shows, ele quebra o hiato e retorna...