Chikungunya: São Paulo registra primeira morte pela doença em 2025

A primeira morte de 2025 causada por chikungunya em São Paulo foi confirmada na última terça feira (11), na cidade de Tupã, no interior do estado.

De acordo com a prefeitura do município, o paciente tinha diabetes em estado avançado e foi atendida rede de saúde.

Conforme o painel de arboviroses da Secretaria de Saúde de São Paulo, a cidade já registrou 1.283 prováveis casos de contaminação pela doença, com 670 ocorrências confirmadas.

No estado, já são 3.523 casos prováveis, 1.064 confirmações e 2.549 registros em investigação. A chikungunya é transmitida pelo aedes aegypti, o mesmo mosquito transmissor da dengue.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença pode evoluir em três fase: febril, com duração de 5 a 14 dias; pós aguda, com curso de 15 a 90 dias e crônica, caso os sintomas persistam por mais de três meses.

Quais são os sintomas da chikungunya?

Entre as principais características clínicas da infecção, o ministério dá ênfase ao edema e dor articular incapacitante.

É importante ressaltar que os casos graves da doença podem demandar internação hospitalar e podem evoluir para óbito.

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus chikungunya também pode causar doença neuroinvasiva, que é caracterizada por agravos neurológicos

Embora alguns dos sintomas possam ser confundidos com manifestações de outras doenças, como a dengue e a infecção pelo zika vírus, a chikungunya se difere das outras condições principalmente por causar dor e inchaço nas articulações.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chikungunya: São Paulo registra primeira morte pela doença em 2025 no site CNN Brasil.

Perfil falso de camarote na Sapucaí usa vídeo de Paolla Oliveira para divulgar golpe

O Camarote Arpoador, um dos mais badalados da Sapucaí, está sendo vítima de um golpe movido nas redes sociais. Um perfil falso com mais...

Em choque, rainha da Império Serrano lamenta incêndio em fábrica de fantasias

A rainha da escola Império Serrano, Jamilly Marques, foi às suas redes sociais nesta quarta-feira (12/2) lamentar o incêndio que aconteceu na fábrica Maximus...

Dado havia deixado apê simples e estava morando com Wanessa desde o final do ano passado

Para os antigos vizinhos de Dado Dolabella, ele faz falta no condomínio onde viveu alguns meses antes de se mudar para o condomínio de...