China denuncia tarifa de Trump: “Fentanil é problema da América”

O governo da China denunciou, no domingo (2), a imposição pelo governo Trump de uma tarifa de 10% sobre as importações chinesas.

“Pequim desafiará a tarifa do presidente Donald Trump na Organização Mundial do Comércio e tomará “contramedidas” não especificadas em resposta à taxa, que entra em vigor na terça-feira (4)”, disseram os ministérios das finanças e do comércio.

Trump determinou, no sábado (1º), tarifas de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas e de 10% sobre produtos da China, dizendo que Pequim precisava estancar o fluxo de fentanil, um opioide mortal, para os Estados Unidos.

O Ministério do Comércio da China afirmou num comunicado que a medida de Trump “viola gravemente” as regras do comércio internacional, insistindo para os EUA “engajarem-se num diálogo franco e a reforçarem a cooperação”.

Entrar com uma ação judicial junto à OMC seria uma medida amplamente simbólica que Pequim também tomou contra as tarifas impostas pela União Europeia sobre veículos elétricos fabricados na China.

Durante semanas, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que Pequim acredita que não há vencedor em uma guerra comercial.

A reação mais acentuada da China no domingo (2) foi em relação ao fentanil, um assunto que a administração do antecessor de Trump, Joe Biden, também vinha insistindo para que Pequim a reprimisse os envios de precursores químicos fabricados na China, necessários para fabricar o medicamento.

“O fentanil é um problema da América”, disse o Ministério das Relações Exteriores da China. “O lado chinês realizou uma extensa cooperação antinarcóticos com os Estados Unidos e alcançou resultados notáveis”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em China denuncia tarifa de Trump: “Fentanil é problema da América” no site CNN Brasil.

Torcedor que atirou banana em Vini Jr. pode ser banido dos estádios

Torcedor que fez ato racista contra Vini Jr. também pode pagar multa de 5 mil euros (R$ 30,9 mil, na cotação atual) Fonte: Metrópoles

Flamengo está invicto há quase dois anos como mandante no Brasileirão

Flamengo e Internacional se enfrentam nesta quarta-feira (4/2), às 19h, no Maracanã, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Fonte: Metrópoles

“(Des)Controle”, com Carolina Dieckmmann, chega aos cinemas nesta quinta

O novo filme de Rosane Svartman e Carol Minêm, “(Des)Controle” estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta (5). A trama traz a história da escritora Kátia...