Chuvas fortes em PE causam sete mortes, incluindo três por choque elétrico

Chuvas fortes em PE causam sete mortes, incluindo três por choque elétrico

Entre quarta-feira (5) e quinta-feira (6), sete mortes foram registradas na Região Metropolitana do Recife devido às fortes chuvas que atingem Pernambuco. Três dessas vítimas foram eletrocutadas enquanto caminhavam na chuva — jovens que saíram de casa para cumprir tarefas cotidianas, como trabalhar, estudar e comprar pão, e não voltaram para suas famílias.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) informou que, até o final da tarde de quinta-feira, 322 adultos, 39 crianças e três animais foram resgatados. O total de óbitos desde o início das chuvas chegou a sete, com uma vítima em Camaragibe, uma em Paulista e cinco no Recife.

Entre as mortes por choque elétrico, a primeira ocorreu na manhã de quarta-feira (5). Juan Pablo da Silva Melo, de 21 anos, foi eletrocutado enquanto caminhava por uma área alagada na Rua Dom Bosco, no Centro do Recife. O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) confirmou que ele faleceu devido a eletroplessão – termo técnico que se refere à morte ou lesão causada por uma descarga elétrica acidental. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou, em nota, que recolheu o corpo de um homem em situação de morte a esclarecer, na mesma rua, no bairro da Boa Vista.

A Neoenergia Pernambuco, responsável pela distribuição de energia no estado, declarou que não constatou vazamento de corrente na rede elétrica da Rua Dom Bosco, e que a infraestrutura da região permaneceu intacta. A empresa informou que técnicos identificaram uma ligação irregular no fiteiro instalado na calçada de um colégio particular do Recife, fato repassado à autoridade policial para investigação.

Na tarde de quarta-feira, outro caso de descarga elétrica resultou na morte de Valdomiro Simões da Silva Neto, de 18 anos. Ele estava retornando do trabalho quando, ao passar por uma área alagada no bairro Jardim São Paulo, tocou a parede de uma casa abandonada e sofreu o choque fatal. A Polícia Civil de Pernambuco afirmou que investiga a ocorrência como morte a esclarecer. O caso foi registrado pela Delegacia de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, e um inquérito policial foi aberto.

A terceira morte por choque elétrico ocorreu na noite de quarta-feira, em Paulista, na Região Metropolitana. A vítima foi Myriam Vitória Amorim da Silva, de 24 anos. Ela voltava da padaria quando foi atingida por uma descarga elétrica ao encostar em um poste na Avenida Antônio Cabral de Souza, morrendo no local. A Polícia Civil de Pernambuco, através da 08ª Delegacia de Paulista, registrou a ocorrência como morte a esclarecer, com sinais de eletroplessão. Um inquérito foi aberto para apurar as circunstâncias.

Quanto ao caso ocorrido em Paulista, a Neoenergia informou que não havia fiação rompida ou vazamento de corrente na rede de distribuição no local. A estrutura apontada por moradores como possível causa da fatalidade foi identificada como um fio de aterramento de um imóvel particular, segundo a Neoenergia.

Outras mortes

A Região Metropolitana do Recife também registrou mortes por queda de barreiras e afogamento. Uma das vítimas, uma jovem, estava dormindo com a mãe quando ambas foram soterradas por um deslizamento de terra na comunidade do Passarinho, na Zona Norte do Recife, na quinta-feira (6).

Entre as fatalidades na capital, um homem morreu afogado na Rua Lázaro Fontes, no bairro da Estância, na Zona Oeste da Capital, ainda na quarta-feira.

Outra vítima foi André Fernandes, de 43 anos. Ele havia desaparecido após sair de sua casa, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, com destino ao trabalho no Centro de Camaragibe, na quarta-feira. Segundo a polícia, foi a própria população que encontrou o corpo e acionou os bombeiros.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas fortes em PE causam sete mortes, incluindo três por choque elétrico no site CNN Brasil.