Conheça chá que aumenta massa muscular e melhora a libido e digestão

Pouco conhecido no Brasil, o feno-grego é uma planta medicinal rica em nutrientes, amplamente utilizada na culinária indiana. A especiaria oferece proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como ferro, cálcio, magnésio, zinco e potássio.

“A planta também apresenta compostos bioativos, como saponinas, flavonoides e alcaloides, que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, essenciais para o organismo”, diz a nutricionista Rejane Souza, do grupo Mantevida.

A nutricionista Carla de Castro, da clínica Sallva, em Brasília, complementa que o feno-grego é uma fonte de fibra solúvel, auxiliando no controle glicêmico, na digestão e no trânsito intestinal. “Ele apoia a saúde digestiva, aliviando desconfortos e promovendo um trânsito intestinal regular”, acrescenta.

Contribuição para a massa muscular

Pesquisas sugerem que a especiaria pode ajudar no desenvolvimento muscular, principalmente por modular os níveis de testosterona, hormônio essencial para o crescimento da massa magra e recuperação pós-exercício.

“O feno-grego diminui a ligação da testosterona à SHBG, uma proteína transportadora, liberando mais hormônio para ser utilizado pelo organismo”, explica Carla.

Além disso, a nutricionista destaca que a presença de proteínas e saponinas no feno-grego favorece a síntese proteica e a recuperação muscular, potencializando o ganho de massa magra quando associado a treinos de força, alimentação adequada e sono reparador.

“Essa erva deve ser visto como um complemento, e não como substituto de uma dieta balanceada, treino regular e descanso adequado”, reforça.

Estímulo à libido

Carla aponta que o feno-grego atua no aumento da energia e disposição ao influenciar o eixo hormonal, especialmente a testosterona, contribuindo para a redução da fadiga e a melhora da vitalidade.

Um estudo de 2021, realizado por cientistas indianos, revelou que a especiaria pode melhorar a libido feminina e reduzir problemas como o ressecamento vaginal.


Como preparar o chá de feno-grego?

  • Ferva 400 ml de água filtrada e adicione uma colher de sopa de feno-grego.
  • Deixe ferver por cerca de 10 minutos.
  • Em seguida, tampe e deixe em infusão por mais 3 minutos.
  • O consumo recomendado é de uma ou duas xícaras por dia, totalizando no máximo 250 ml diários.

Recomendações de consumo

De acordo com Carla, a recomendação de consumo varia de pessoa para pessoa, mas de forma geral, ela sugere o uso de 300 mg a 1,2 mg por dia.

Existem diversas formas de consumo. Entre eles, destacam-se a ingestão do chá, de sementes hidratadas em água, farinha ou pó adicionado a receitas e smoothies, além do suplemento em cápsulas, que permite melhor controle da dose.

“O consumo diário que eu sugiro é de 5 a 10 gramas de farinha (aproximadamente uma colher de sopa) ou até 250 ml de chá por dia”, conclui.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Zoológico reabre após ficar 2 meses fechado por foco de gripe aviária no RS

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), reabriu ao público, nesta quinta-feira (31), com entrada gratuita. O...

William Bonner lembra cenas de sexo explícito passando na redação: “Pânico”

O jornalista William Bonner, 61, lembrou sua reação ao ver cenas de sexo explícito sendo exibidas na antiga redação do Jornal Nacional, da TV...

Detentos cultivam mais de 50 mil mudas para COP30 em Belém

A 100 dias da COP30, que será realizada em Belém (PA), detentos da Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto (URRS), em Santa Izabel do...