Conheça os benefícios do chá de folha de goiaba e como preparar bebida

A goiaba é uma fruta versátil e nutritiva, frequentemente usada no preparo de sucos, doces e sobremesas. Mas você sabia que as folhas da goiabeira também são ricas em propriedades medicinais? Elas podem ser usadas para preparar um chá cheio de benefícios para a saúde.

A nutricionista Carla de Castro, da clínica Sallva, em Brasília, destaca que a bebida fortalece o sistema imunológico e protege contra infecções devido à presença de taninos e vitamina C.

Além disso, possui ação antioxidante e anti-inflamatória. “Seus compostos bioativos, como a quercetina e o ácido gálico, ajudam a reduzir inflamações e protegem contra doenças crônicas”, explica.

Outro benefício do chá é a regulação da glicemia. “As folhas da goiaba contêm compostos fenólicos e flavonoides que diminuem a absorção de carboidratos no intestino, auxiliando no controle do açúcar no sangue”, afirma Carla.

A infusão também contribui para a saúde digestiva, sendo útil no controle da diarreia. “Ela possui propriedades antimicrobianas e adstringentes, que equilibram a microbiota intestinal e aliviam desconfortos gastrointestinais”, destaca a especialista.

Apesar dos benefícios, a nutricionista alerta que o chá deve ser parte de um estilo de vida equilibrado. “Não adianta ter uma alimentação desregulada e esperar que ele faça milagres. Quando associado a bons hábitos, pode ser um excelente aliado”, finaliza.


Benefícios do chá de folha de goiaba

  • Fortalecimento do sistema imunológico graças à presença de taninos e vitamina C.
  • Regulação da glicemia ao reduzir a absorção de carboidratos no intestino.
  • Melhora da digestão e auxílio no controle da diarreia devido às propriedades antimicrobianas e adstringentes.
  • Ação antioxidante que combate o estresse oxidativo e protege a saúde cardiovascular.
  • Efeito anti-inflamatório, ajudando a reduzir inflamações no organismo.

3 imagens

A goiaba é uma das frutas com maior teor de proteína

A goiaba é uma fruta tropical que beneficia, inclusive, a pele
1 de 3

A goiaba é uma das frutas com o maior índice de proteína em sua composição

Getty Images

2 de 3

A goiaba é uma das frutas com maior teor de proteína

Canva

3 de 3

A goiaba é uma fruta tropical que beneficia, inclusive, a pele

Pexels

Qual a melhor forma de preparar e consumir o chá de goiaba?

Para extrair o máximo dos benefícios do chá de folha de goiaba, é importante prepará-lo corretamente. O nutricionista Guilherme Rodrigues Miranda Lopes, que atua em Brasília, explica que a infusão deve ser feita com 500 ml de água quente, mas sem ferver as folhas.

“Deve-se adicionar de cinco a sete folhas frescas ou secas na água quente, tampar e deixar em infusão por 10 minutos. O chá pode ser consumido morno ou frio, sem adoçantes, e combinado com gengibre ou hortelã para potencializar os efeitos”, orienta.

A nutricionista Carla complementa que o momento do consumo pode influenciar os efeitos do chá. “Se a intenção for estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o ideal é tomar antes ou depois das refeições. Já para auxiliar na digestão, ele deve ser ingerido após as refeições, especialmente por quem tem desconfortos gastrointestinais. E para reforço da imunidade, podemos acrescentar gengibre ou limão, intensificando os efeitos antioxidantes”, sugere.

Há contraindicações?

Embora o chá de folha de goiaba traga diversos benefícios, ele não é indicado para todos. “Não recomendo o consumo para gestantes, lactantes e crianças abaixo de 12 anos”, ressalta Carla.

Além disso, mesmo para adultos, o consumo deve ser moderado. Guilherme explica que a bebida pode ser ingerida diariamente, mas com cautela. “O ideal é limitar a até duas xícaras por dia para evitar constipação ou outros desconfortos gastrointestinais. Pessoas com predisposição ao intestino preso devem ter ainda mais cuidado, pois a ação adstringente do chá pode agravar o problema”, orienta.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

COP30: Arte feita de cinzas convoca ação pela proteção das florestas

Durante os dias da COP30, uma exposição montada na cidade de Belém — sede da Cúpula — chama atenção para proteção das florestas, cada...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Um estudo liderado pelo laboratório do neurocientista Eduardo Zimmer, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sugere que o cérebro precisa...

Espanha goleia a Geórgia, mas ainda não garante vaga na Copa do Mundo

No confronto válido pela nona rodada das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026, a Espanha goleou a Geórgia por 4...