O Corinthians estreia na Libertadores nesta quarta-feira (19/2), às 21h30, contra o Universidad Central, na Venezuela. O clube paulista joga fora de casa e inicia a campanha em busca da classificação para a fase de grupos.
Apesar da enorme tradição na Libertadores, o Timão tem uma marca negativa na fase preliminar da competição. A equipe precisou disputar a vaga para a fase de grupos em três oportunidades, e foi eliminada em duas.
A primeira vez que a equipe disputou essa fase foi em 2011. O Corinthians, comandado por Tite e que contava com astros como Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos no elenco, foi superado pelo Tolima, da Colômbia. O jogo de ida aconteceu no Pacaembu e não saiu do 0 x 0. Na partida de volta, em solo colombiano, o Tolima foi superior e derrotou o clube paulista pelo placar de 2 x 0.
Nove anos depois, em 2020, o Corinthians voltou a disputar a primeira fase da competição. O adversário da vez era o Guarani, do Paraguai. O confronto que abriu a decisão foi com mando do time estrangeiro, o Timão foi derrotado pelo placar de 1 x 0. Na volta, em São Paulo, o alvinegro venceu por 2 x 1, porém foi eliminado pelo extinto critério de gol qualificado.
O Corinthians conquistou a vaga para a pré-Libertadores após um 2024 conturbado. Em dado momento da temporada passada, estar entre os 10 primeiros colocados era classificado como impossível, porém, o time teve uma sequência enorme de vitórias e contou com o protagonismo de Memphis Depay para evitar um rebaixamento e, surpreendentemente, a classificação para a Libertadores.
O duelo decisivo acontece na próxima quarta-feira (26/02), com mando do Corinthians. A bola rola na Neo Química Arena, à partir das 21h30.
Fonte: Metrópoles