Desempenho da direita ameaça reeleição de Lula? Assista a “O Grande Debate”

Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta segunda-feira (3), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o desempenho dos candidatos de direita ameaçam a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

De acordo com uma pesquisa Genial/Quaest, o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem 30% das intenções de voto, enquanto candidatos de direita acumulam, juntos, outros 42%.

No levantamento, Lula está na frente, seguido do atual governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%; Gusttavo Lima (sem partido), com 12%; Pablo Marçal (PRTB), com 11%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem 3%; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), 3%. Completando as opções, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%.

Para Coppolla, Lula está em pior situação do que em 2021, quando era pré-candidato ao Planalto.

“Obviamente, quando a gente olha os números, parece que a coisa está dividida, mas essa mesma pesquisa, em 2021, mostrava o pré-candidato Lula da Silva, em primeiro turno, com 48% dos votos. Ou seja: o mesmo candidato, em 2021, tinha 48% da preferência eleitoral; agora, detendo o manto presidencial, tem só 30% das intenções de voto”, pontuou Coppolla.

Já para Cardozo, a pesquisa diz muito pouco neste momento.

“Até porque ela faz uma construção que me parece bastante questionável na perspectiva da conclusão apresentada. Por exemplo, eu somo votos de vários candidatos dizendo que são candidatos de direita e que somando de Lula, eles ganhariam. Sim, agora, se esses candidatos forem todos unificados, esses eleitores migrarão para Lula ou não? Não se sabe dizer”, citou Cardozo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desempenho da direita ameaça reeleição de Lula? Assista a “O Grande Debate” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

“Alguém tem que renunciar”, diz Gladson sobre Bocalom disputar o Governo do Acre

"Alguém vai ter que renunciar", disse o governador Gladson Cameli questionado pelo jornalista Everton Damasceno, do Portal Contilnet, sobre a pré candidatura do prefeito...

Meias, camisetas, bonés: Metrô de SP começará a vender produtos licenciados

O Metrô de São Paulo vai começar a vender produtos licenciados da marca. Até o fim de outubro, os produtos serão disponibilizados na loja...

Rombo nos Correios: especialistas veem má gestão e perda de competitividade

Para conter o rombo bilionário amplamente conhecido, os Correios esperam contar com empréstimos de R$ 20 bilhões, em operação articulada pelo governo do presidente...