Desempenho de Lula entre eleitores do Nordeste preocupa governo

A pesquisa Datafolha publicada nesta sexta (14) mostra que a aprovação do presidente Lula caiu 11 pontos percentuais em 2 meses e atingiu 24%, o menor valor dos três mandatos do petista. A queda de popularidade atinge grupos e regiões historicamente próximos de Lula.

A reprovação do petista também é recorde. 41% consideram o governo ruim ou péssimo, em dezembro eram 34%. Outros 32% avaliam a administração de Lula como regular. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No Nordeste, reduto eleitoral do petismo, Lula vê a aprovação desabar 16 pontos percentuais e chegar aos 33%.

Nas divisões por renda, o presidente perdeu popularidade em todos os grupos, especialmente entre pessoas que recebem até 2 salários mínimos.

A queda vem na sequência de uma série de crises no Planalto e de uma alta na inflação dos alimentos. O principal baque é decorrente da “crise do Pix”, quando uma onda de desinformação tomou as redes sociais.

Isso foi reflexo de um conjunto de regras que seriam implementadas pela Receita Federal em relação a transações acima de R$ 5 mil feitas pelo sistema de pagamentos. A repercussão negativa fez o presidente revogar a norma.

Em busca de solução, Lula promoveu mudanças na equipe de comunicação. Há um mês, Sidônio Palmeira tomava posse na Secom, a Secretaria de Comunicação. Sidônio prometia um choque no setor, centralizando declarações e aumentando a presença de Lula nas redes sociais.

No entanto, o governo ainda perde na disputa por interações nas mídias e ministros ainda falam sem orientação da secretaria.

A queda na popularidade acende um alerta no Planalto. Aliados veem a pesquisa como uma “bomba atômica” para o governo, que reconhece o momento difícil e promete mudanças. Sobre a possibilidade de tentar a reeleição, Lula deixou o caminho aberto.

“Agora, se eu vou ser candidato ou não, tem uma discussão com muitos partidos políticos, com a sociedade brasileira. Eu tenho 79 anos, eu tenho que ter consciência comigo mesmo, eu não posso mentir para ninguém e muito menos para mim. Se eu tiver com saúde, com energia… Se eu tiver legal e achar que posso ser candidato, eu posso ser candidato.”, afirmou o presidente.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desempenho de Lula entre eleitores do Nordeste preocupa governo no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Ataques cibernéticos sobem 30% no país pós tarifaço; empresa vê hacktivismo

O Brasil registrou uma alta de 30% de ataques cibernéticos originados nos Estados Unidos em meio ao tarifaço de Donald Trump, segundo levantamento da...

Entenda os cinco princípios do plano de Israel para o fim da guerra em Gaza

O gabinete de segurança de Israel adotou cinco princípios para encerrar a guerra em Gaza, incluindo o “controle de segurança israelense na Faixa de...

Avião da Azul faz pouso de emergência em Brasília após ameaça de bomba

Um voo comercial da Azul fez um pouso de emergência em Brasília, na noite desta quinta-feira (7), após uma ameaça de bomba. Segundo a Polícia...