Desemprego cai na América Latina em 2024, mas desigualdade aumenta, diz OIT

O desemprego na América Latina e no Caribe teve uma leve queda em 2024, mas a desigualdade continuou a aumentar, disse a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em um relatório da última terça-feira (11).

De acordo com a OIT, o desemprego regional fechou em 6,1% em 2024, ante 6,5% do ano anterior. A taxa de emprego na região, por sua vez, aumentou 0,5 ponto percentual para 58,9% entre 2023 e 2024.

A taxa de emprego feminino ficou em 52,1% em 2024, significativamente menor do que a taxa de emprego masculino de 74,3%, e as mulheres ganharam, em média, 20% menos do que os homens.

Apesar da redução do desemprego, a questão persistente da qualidade do emprego é um dos principais fatores que contribuem para a desigualdade da região, com quase metade dos trabalhadores com contratos precários, renda instável ou vulnerabilidade econômica, de acordo com o relatório.

O trabalho informal permaneceu alto na região, com 47,6%.

“A região recuperou os níveis de emprego anteriores à pandemia, mas as perspectivas continuam preocupantes: estamos no mesmo ponto de 10 anos atrás”, disse Ana Virginia Moreira, diretora da OIT para a América Latina e o Caribe, no relatório.

“O crescimento econômico está desacelerando e as deficiências estruturais na criação de empregos persistem”, acrescentou.

A OIT estima que a taxa de desemprego em 2025 permanecerá entre 5,8% e 6,2%, em meio a um crescimento econômico moderado. A organização também pediu aos líderes que criem políticas para impulsionar um crescimento mais robusto do emprego e enfatizar a formalização do trabalho.

Serasa: brasileiros demoram a fazer plano financeiro de aposentadoria

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desemprego cai na América Latina em 2024, mas desigualdade aumenta, diz OIT no site CNN Brasil.

Técnico do Santos faz mistério sobre Neymar nas quartas do Paulistão

Juan Pablo Vojvoda elogiou a atuação do Santos após ver de perto a sua equipe golear o Velo Clube por 6 a 0, neste...

PM morre baleado durante tentativa de assalto na zona norte do Rio

Um PM que estava de folga morreu, na noite deste domingo (1%), ao ser baleado durante uma tentativa de assalto na Avenida Teixeira de...

Lucas Pinheiro lamenta queda no slalom e admite erro: “Fui intenso demais”

O estilo intenso que levou Lucas Pinheiro Braathen ao primeiro ouro do Brasil no slalom gigante não teve o mesmo desfecho no slalom, disputado...
Sair da versão mobile