Devemos aos militares não ter tido golpe em 8/1, diz Múcio

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, voltou a defender o papel das Forças Armadas para garantir a estabilidade das instituições democráticas no contexto da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. A avaliação de Múcio é de que foram os militares os responsáveis por evitar um golpe no dia 8 de janeiro de 2023.

“Do dia 8 (de janeiro) até abril, eu me senti órfão, porque a direita estava zangadíssima porque os militares não aderiram o golpe, e a esquerda muito zangada porque achava que os militares tinham criado aquele golpe. Na realidade, nós devemos a eles não ter tido o golpe do dia 8”, disse o ministro em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura.

Múcio falava sobre o início de seu período a frente da Defesa, que classificou como “péssimo”, embora acredite que a “fase mais complicada já passou”.

A avaliação levou o ministro a, inclusive, sinalizar a Lula o desejo de deixar a pasta ainda no segundo mandato da gestão do petista. Neste ano, Múcio voltou a conversar com o presidente sobre o desejo de deixar a Esplanada, mas foi convencido por um “pedido de amigo”.

“O presidente disse: Olha Múcio, nós estamos numa fase difícil, eu sei das suas pretensões — que é estar mais a disposição da família e dos amigos —, mas eu preciso que você fique (no ministério), porque nós estamos aí com alguns desafios e eu não quero abrir mais um problema.”

Segundo o ministro, o presidente também mencionou o desejo dos comandantes das Forças por sua permanência. “Mandaram pedir, falaram, não sei com quem. Parece que houve a interferência de algum ministro do STF [Supremo Tribunal Federal], foi esse boato que correu, e ele pediu que eu ficasse e pedido de amigo…”, disse.

Em outras oportunidades, o ministro da Defesa já havia destacado o papel dos militares em impedir um possível golpe naquela época.

Às vésperas do aniversário de um ano do 8 de Janeiro, em entrevista à CNN, Múcio afirmou que, embora houvesse um grupo de “indisciplinados” dentro das Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica não queriam aderir a um movimento golpista.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Devemos aos militares não ter tido golpe em 8/1, diz Múcio no site CNN Brasil.

Rafaella, irmã de Neymar, chora muito ao conhecer a sobrinha Mel

Neste final de semana, Neymar aumentou a família com a chegada de Mel, sua segunda filha com Bruna Biancardi. Eles já são pais de...

Lexa chora no Domingo Legal após recado de Padre Marcelo Rossi

Lexa participou do Domingo Legal neste fim de semana e viveu um momento delicado durante o programa. Em um dos quadros da atração, a...

Bianca, irmã de Bruna Biancardi, se declara à Mel: “Vamos te encher de amor”

Irmã de Bruna Biancardi e tia de Mavie, Bianca Biancardi celebrou a chegada da pequena Mel, que veio ao mundo no último sábado (5/7),...