Em aceno, Haddad vai à Câmara e elogia Hugo: “Liderança extraordinária”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (5) que o presidente eleito da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), é uma “liderança extraordinária” e elogiou a relação com o deputado. Em aceno, o ministro foi pessoalmente ao Congresso Nacional, nesta tarde, apresentar as prioridades do governo na agenda econômica.

“Vejo, na figura do deputado Hugo Motta, uma liderança extraordinária, que o Brasil já conhecia e passa a conhecer melhor agora em um cargo tão importante. Acompanhei o seu mandato até aqui, aliás o quarto [mandato]. Tenho satisfação de dizer que a relação entre nós, ao longo desses últimos dois anos, não poderia ser melhor”, disse Haddad em entrevista a jornalistas.

O chefe da equipe econômica e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, apresentaram, para Motta e líderes partidários, uma lista com 25 iniciativas prioritárias, das quais 15 dependem do apoio do Legislativo.

O principal projeto será a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. Segundo Haddad, o desenho da compensação financeira da medida já está pronto e em análise no Planalto. Uma vez aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o projeto será enviado ao Congresso.

Sobre as propostas prioritárias, Hugo Motta afirmou que a Câmara terá uma relação de “lealdade” com a agenda do governo em prol do país. Ele disse que terá uma “postura colaborativa” e afirmou que Haddad cumpre um “papel importante” para o Brasil.

“Nós teremos uma relação de lealdade. Lealdade, não diria ao governo, mas ao país. Lealdade de poder sempre com muita franqueza de dizer o posicionamento que esta Casa tem sobre determinado tema. […] Não seremos nunca um presidente que estará criando algum fantasma, algum obstáculo, sem que ele verdadeiramente exista”, declarou Motta.

Na terça-feira (4), em entrevista à CNN, Motta afirmou que o Congresso terá, como prioridade, a responsabilidade fiscal. Para ele, aumentar a carga tributária não resolverá o problema econômico do país e, por isso, defende uma mudança no “rumo” das decisões do governo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em aceno, Haddad vai à Câmara e elogia Hugo: “Liderança extraordinária” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Enem 2025: inglês teve vocabulário mais exigente e temas sociais

A prova de Inglês do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, aplicada neste domingo (9), manteve seu perfil tradicional, mas apresentou um ligeiro...

Mudança nas regras do gás de cozinha levanta alerta de segurança

Presente em 100% dos municípios e em 91% dos lares brasileiros, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) — o tradicional gás de cozinha —...

Vídeo mostra diretor de escola ajudando presos com drogas e celulares no AP

A Polícia Penal do Amapá identificou que um servidor da Escola Estadual São José (localizada dentro do prédio denominado Cadeião) era o responsável pela...