Entenda de uma vez por todas por que é difícil emagrecer na menopausa

Quando as mulheres entram na menopausa, muitas vezes notam uma maior dificuldade de emagrecer – ou, em certos casos, até de manter um peso saudável. “Mesmo comendo bem e praticando atividade física, elas costumam notar maior acúmulo de gordura no abdômen e têm cada vez mais dificuldade em lidar com isso”, diz o ginecologista Igor Padovesi, membro da North American Menopause Society (NAMS) e da International Menopause Society (IMS).

Isso ocorre principalmente por conta da queda hormonal característica desse período. “Sabemos que a queda hormonal, principalmente do estrogênio e da testosterona, é um fator bem importante para essa relação”, detalha o especialista. Ademais, o metabolismo basal costuma ter uma redução, já que a massa muscular diminui e começa a gastar menos calorias em repouso.

“Isso pode dificultar a manutenção do peso ideal, levar a alterações na composição corporal, com mudanças na distribuição da gordura corporal e aumento da gordura abdominal”, acrescenta a nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Sedentarismo na menopausa

O problema se torna ainda maior em mulheres que não praticam atividades físicas. “Os principais desafios nesse período estão relacionados à perda de massa muscular e à diminuição da força, que podem levar a uma pior qualidade de vida, pois a perda muscular está associada a uma série de problemas de saúde”, destaca Marcella.

5 imagens

O fogacho é um dos principais sintomas da menopausa

Perda de volume e olheiras também são sinais clássicos do envelhecimento cutâneo
As doenças cardiovasculares, mais comuns após a menopausa, são a principal causa de morte em mulheres
Média de idade da mulher entrar na menopausa no  
Brasil é 48 anos; somente metade delas faz tratamento 
1 de 5

A menopausa traz diversos impactos na vida da mulher

Getty Images

2 de 5

O fogacho é um dos principais sintomas da menopausa

Getty Images

3 de 5

Perda de volume e olheiras também são sinais clássicos do envelhecimento cutâneo

Reprodução

4 de 5

As doenças cardiovasculares, mais comuns após a menopausa, são a principal causa de morte em mulheres

Saúde em Dia/ Reprodução

5 de 5

Média de idade da mulher entrar na menopausa no  
Brasil é 48 anos; somente metade delas faz tratamento 

BSIP/UIG/Getty Images

Além disso, como o organismo está todo interligado, problemas emocionais também surgem na menopausa, o que pode influenciar no peso. “A menopausa aumenta muito o grau de ansiedade e de irritabilidade e também aumenta a chance de depressão já que há uma alteração dos neurotransmissores do cérebro”, explica a endocrinologista Deborah Beranger.

Leia a notícia completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Troféu Imprensa 2025: veja os vencedores do prêmio do SBT

Os vencedores da 55ª edição do Troféu Imprensa, organizado pela SBT, foram revelados neste domingo (4). Esta foi a primeira vez que o evento...

Nora brasileira de David Beckham mostra festa de 50 anos do ex-jogador

A cantora brasileira Jackie Apostel, 29, namorada do cantor Cruz Beckham, 19, mostrou em suas redes sociais neste domingo (4) momentos da festa de...

Mãe de jovem transplantada exposta na internet pede R$ 632 mil à Justiça

A família de Vitória Chaves, jovem que passou por diversos transplantes de coração e que foi exposta na internet no começo de abril deste...