Entenda o “lenga-lenga” da exploração de petróleo na Margem Equatorial

De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta ou na próxima semana, será realizada uma reunião entre a Casa Civil e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para viabilizar uma autorização para que a Petrobras faça pesquisas na Margem Equatorial no Amapá. Os estudos na área demorariam, em média, dois anos para serem concluídos.

A Margem Equatorial é uma região que engloba as zonas marítimas da costa do Brasil, Guiana, Suriname e outros países da América do Sul. A área é rica em petróleo e gás natural, o que a deixa na mira de grandes empresas petrolíferas.

“Talvez essa semana ainda vá ter uma reunião da Casa Civil com o Ibama e nós precisamos autorizar que a Petrobras faça pesquisa [na Margem Equatorial]. É isso que queremos. Se depois vamos explorar é outra discussão. O que não dá é ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo, parecendo que é um órgão contra o governo”, afirmou em entrevista a Rádio Diário FM, de Macapá, nesta quarta-feira (12).

A exploração em questão, que depende do aval do Ibama, autorizaria a perfuração de poços para avaliar a viabilidade econômica da extração de petróleo na Margem Equatorial. O tempo previsto é de dois anos para a avaliação do reservatório.

Em 2023, o governo estimou que seria possível extrair 10 bilhões de barris de petróleo na Foz do Amazonas, área na Margem Equatorial. No entanto, o Ibama negou autorização para atividades petrolíferas na região. Após a rejeição, foi iniciada uma batalha política e ambiental sobre o tema.

Neste ano, segundo apuração do analista Caio Junqueira, da CNN, houve uma ação intensa do Planalto para a concessão da licença de exploração naquela região da Margem Equatorial. A expectativa é resolver a questão o quanto antes, evitando que o tema respingue na COP30, que ocorre em novembro deste ano, em Belém (PA).

O ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, afirmou à CNN que as exigências do Ibama, para a exploração na Margem Equatorial, foram atendidas e agora espera-se que a licença seja fornecida em breve.

Nesta quarta-feira, Lula disse que a Petrobras é responsável e experiente para a exploração de petróleo na região, e que a empresa cumpriria “todos os ritos” para evitar danos ambientais.

“Nós temos que pesquisar, ver se tem petróleo, ver a quantidade de petróleo. Porque, muitas vezes, você cava um buraco de 2 mil metros de profundidade e você não encontra o que imaginava encontrar”, ressaltou o presidente nesta manhã.

Procurado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o assunto. O espaço segue aberto.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda o “lenga-lenga” da exploração de petróleo na Margem Equatorial no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Perfil falso de camarote na Sapucaí usa vídeo de Paolla Oliveira para divulgar golpe

O Camarote Arpoador, um dos mais badalados da Sapucaí, está sendo vítima de um golpe movido nas redes sociais. Um perfil falso com mais...

Em choque, rainha da Império Serrano lamenta incêndio em fábrica de fantasias

A rainha da escola Império Serrano, Jamilly Marques, foi às suas redes sociais nesta quarta-feira (12/2) lamentar o incêndio que aconteceu na fábrica Maximus...

Dado havia deixado apê simples e estava morando com Wanessa desde o final do ano passado

Para os antigos vizinhos de Dado Dolabella, ele faz falta no condomínio onde viveu alguns meses antes de se mudar para o condomínio de...