Enviado de Trump para Ucrânia aconselhou contra reunião no Salão Oval

O enviado especial do presidente dos EUA, Donald Trump, para a Ucrânia, Keith Kellogg, aconselhou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a não se reunir com Trump no Salão Oval, pois acreditava que “o relacionamento (entre os líderes) precisava ser fortalecido”. A informação é de uma fonte familiarizada com as conversas.

A equipe de Zelensky pressionou para a reunião na Casa Branca, disse a fonte.

A fonte familiarizada com as conversas disse à CNN ainda que: “Em Kiev, Kellogg e Zelensky haviam concordaram com um acordo, que havia um item ainda a ser finalizado.”

“Zelensky jogou tão errado quanto ele poderia jogar. Ele entrou no Salão Oval agindo como um cara durão. Não jogou bem. Todos na sala se sentiram insultados”, disse um alto funcionário dos EUA envolvido com as negociações.

“Agora Zelensky terá que descobrir como consertar isso por conta própria. Nós não podemos consertá-lo para ele”, disse o alto funcionário dos EUA à CNN.

Reunião acabou em bate-boca

O bate-boca entre os chefes de Estado ocorreu após críticas feitas por Zelensky à postura dos governos dos Estados Unidos diante das ações russas para anexação de territórios ucranianos, entre 2014 e 2022.

Trump se irritou e disse que o ucraniano estava apostando em milhões de vidas e na 3ª Guerra Mundial – e repetiu que Zelensky não tem cartas para negociação. Em seguida, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, afirmou que a postura de Zelensky era ingrato. “Quantas vezes você disse ‘obrigado’ nessa reunião?”, perguntou.

A cena causou espanto ao redor do mundo. Jornalistas que cobrem a Casa Branca há anos disseram nunca ter visto algo parecido, já que ao menos na porção televisionada desse tipo de encontro as autoridades costumam manter a compostura –mesmo que as reuniões a portas fechadas sejam duras.

Após a discussão, os chefes de Estado não assinaram um acordo que previa a exploração norte-americana de minerais em solo ucraniano.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Enviado de Trump para Ucrânia aconselhou contra reunião no Salão Oval no site CNN Brasil.

SP contabiliza 33 prisões desde o início da Operação Carnaval

Desde o início da Operação Carnaval 2026, em 31 de janeiro, 33 pessoas foram presas em diferentes pontos da capital paulista, segundo dados divulgados...

Lindsey Vonn recebe alta após grave acidente que encerrou retorno olímpico

A esquiadora norte-americana Lindsey Vonn recebeu alta hospitalar neste domingo, uma semana após ser internada na Itália em decorrência do grave acidente que encerrou...

Luana Piovani retorna como musa do Carnaval após 20 anos; veja

Luana Piovani, 49, está de volta, após 20 anos, à Marquês de Sapucaí no posto de musa da escola Império Serrano, participante da Série...