Favorito para eleição, Motta defende Câmara forte e imunidade parlamentar

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), franco favorito ao cargo de presidente da Câmara, defendeu o fortalecimento da Casa e a imunidade parlamentar neste sábado (1°).

“Queremos uma Câmara forte, com a garantia de nossas prerrogativas e em defesa da nossa imunidade parlamentar. A garantia das prerrogativas parlamentares é essencial para o fortalecimento do povo, pois cada um de nós, deputados e deputadas, está diretamente relacionado aos anseios daqueles que confiaram o voto a cada uma e cada um aqui presente”, disse em discurso no plenário antes da eleição.

No discurso, o deputado fez diversos acenos para as forças políticas da Casa. A defesa da imunidade é um pleito reivindicado principalmente por integrantes da oposição, que questionam investigações e ações contra parlamentares.

Motta também defendeu o “diálogo incansável” para encontrar soluções e harmonia entre os Poderes. “Só há harmonia quando se respeita a independência entre os Poderes e a interdependência forjada a partir de suas obrigações”, disse.

Ainda na fala, Motta também afirmou que vai buscar “previsibilidade” da pauta legislativa e o fortalecimento de comissões – temas alvos de críticas na gestão de Arthur Lira (PP-AL).

“A distribuição de relatorias precisa ser mais equilibrada de modo a oferecer mais oportunidades a deputados menos experientes ou com menos protagonismo”, destacou.

Na disputa, Motta recebeu o apoio de todos os partidos – exceto do Novo e do PSOL, que lançaram os próprios candidatos, os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), respectivamente.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Favorito para eleição, Motta defende Câmara forte e imunidade parlamentar no site CNN Brasil.

Samuel fica prestes a descobrir esquema fraudulento em ‘Dona de Mim’

Samuel (Juan Paiva) intensifica sua apuração sobre a situação da Boaz e, ao cruzar documentos internos da empresa, encontra um dado decisivo. Durante uma...

Celso reencontra ex-amante e acende crise com Maria em ‘Êta Mundo Melhor!’

A maré virou de vez para Celso (Rainer Cadete) em “Êta Mundo Melhor!”. Após ser ignorado no testamento de tia Anastácia, o personagem ainda...

IBGE: preços da indústria caem 1,29% em maio, maior recuo desde 2023

Os preços da indústria nacional caíram 1,29% em maio, uma queda mais acentuada em relação a abril (-0,12%). Esta é a quarta variação negativa...