Favorito para eleição, Motta defende Câmara forte e imunidade parlamentar

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), franco favorito ao cargo de presidente da Câmara, defendeu o fortalecimento da Casa e a imunidade parlamentar neste sábado (1°).

“Queremos uma Câmara forte, com a garantia de nossas prerrogativas e em defesa da nossa imunidade parlamentar. A garantia das prerrogativas parlamentares é essencial para o fortalecimento do povo, pois cada um de nós, deputados e deputadas, está diretamente relacionado aos anseios daqueles que confiaram o voto a cada uma e cada um aqui presente”, disse em discurso no plenário antes da eleição.

No discurso, o deputado fez diversos acenos para as forças políticas da Casa. A defesa da imunidade é um pleito reivindicado principalmente por integrantes da oposição, que questionam investigações e ações contra parlamentares.

Motta também defendeu o “diálogo incansável” para encontrar soluções e harmonia entre os Poderes. “Só há harmonia quando se respeita a independência entre os Poderes e a interdependência forjada a partir de suas obrigações”, disse.

Ainda na fala, Motta também afirmou que vai buscar “previsibilidade” da pauta legislativa e o fortalecimento de comissões – temas alvos de críticas na gestão de Arthur Lira (PP-AL).

“A distribuição de relatorias precisa ser mais equilibrada de modo a oferecer mais oportunidades a deputados menos experientes ou com menos protagonismo”, destacou.

Na disputa, Motta recebeu o apoio de todos os partidos – exceto do Novo e do PSOL, que lançaram os próprios candidatos, os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), respectivamente.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Favorito para eleição, Motta defende Câmara forte e imunidade parlamentar no site CNN Brasil.

Genética na gestação: como os testes moldam decisões em cada fase

Antes mesmo da gestação, casais podem realizar painéis de portadores para identificar mutações recessivas que, se transmitidas pelos dois parceiros, podem causar doenças como...

Bunge muda destino da 1ª carga de farelo de soja argentina para a China

A multinacional do agronegócio Bunge afirmou à Reuters nesta quarta-feira (20) que desviou um carregamento de farelo de soja argentino que estava destinado à...

Redação no Enem: 7 possíveis temas da edição de 2025

Com menos de 100 dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos estudantes se dedicam ainda mais à redação e tentam adivinhar...