Galípolo defende sistema global de integração de pagamentos

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, defendeu nesta quinta-feira (6), a criação de um mecanismo que integre os sistemas de pagamentos de diversos países.

“A integração de pagamentos tem um enorme potencial para facilitar as transações financeiras internacionais”, disse Galípolo na Chapultepec conference, no México.

A ideia, apesar de promissora na visão do presidente do BC, ainda dependeria de regulamentações. Galípolo destaca que o maior desafio seria estabelecer essas regras, considerando as particularidades legais de cada país.

“Ainda há questões governamentais que dificultam os pagamentos internacionais e a integração dos sistemas de pagamento internacionais. Atualmente, os países têm regras diferentes para tributação, combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo”, disse.

Galípolo argumenta que, para aderirem a um possível sistema integrado, os países precisariam seguir a regulamentação estabelecida pelo mecanismo integrador.

Para integrar os sistemas de pagamento internacionais, precisamos estabelecer regras mínimas de jogo. Qualquer jurisdição que queira participar terá que aderir a esse conjunto de regras”, concluiu.

Pix pode elevar PIB do Brasil em R$ 280,7 bilhões até 2028, diz estudo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Galípolo defende sistema global de integração de pagamentos no site CNN Brasil.

Toffoli abre crise com PF e eleva embates entre instituições em caso Master

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli abriu uma nova crise com a PF (Polícia Federal) após uma série de críticas à...

Governo defende integração sul-americana para terras raras e lítio

O governo federal defende que os países da América do Sul, ricos em minerais críticos e estratégicos, avancem na construção de uma aliança regional...

Mega-Sena 2960: sorteio desta quinta-feira (15) pode pagar R$ 35 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza neste quinta-feira (15) o concurso 2960 da Mega-Sena. Sem vencedores na terça-feira (13), a loteria acumulou e o prêmio máximo...