Gleisi vira opção para Lula na articulação do Planalto com o Congresso

Ainda incerto sobre quem ocupará a vaga de Alexandre Padilha na Secretaria de Relações Institucionais (SRI), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a considerar o nome de Gleisi Hoffmann (PT-PR) para o cargo.

A opção pela atual presidente do PT seria uma escolha do próprio chefe do Executivo. Fontes do Palácio do Planalto e do próprio partido confirmam o nome de Gleisi como uma “hipótese”.

Ao serem informados da ideia de Lula, petistas de vertentes contrárias a Gleisi acionaram o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), para frear Lula. Gleisi também enfrenta resistências na base, que prefere a indicação de um nome menos combativo.

Se a decisão do presidente for por um petista, aliados de outras siglas ainda preferem um perfil menos combativo, a exemplo do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Aliados da base de Lula defendem que Gleisi ganhe um espaço fora do Planalto, e sugerem que Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, seja devolvido à Câmara dos Deputados para atuar como líder.

Apesar de dúvidas sobre a escolha para a vaga, a sinalização do entorno de Lula é de que a troca não atenderá partidos de centro. No Congresso Nacional, a preferência do grupo para assumir a SRI é pelo líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (MDB-AL). O parlamentar alagoano tem apoio de Motta e Alcolumbre.

Ao receber esses sinais do Planalto, deputados da base também respondem com recados atravessados de que manter a articulação política do governo sob o domínio do PT não resolverá os problemas de diálogo com o Congresso. Pelo contrário, esses parlamentares dizem que o movimento poderá dificultar as votações da agenda governista neste ano.

Além disso, lideranças do Centrão têm abordado, com ênfase, o risco de nomes do grupo político assumirem um governo com dificuldade e com um presidente isolado. E alertam que o próximo ministro da SRI precisa ter um diálogo direto com o presidente, sem a necessidade de mediação de outros ministros, a exemplo de Rui Costa, da Casa Civil.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gleisi vira opção para Lula na articulação do Planalto com o Congresso no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Concurso: MPU divulga gabaritos preliminares; confira como acessar

Os gabaritos preliminares do concurso do Ministério Público da União (MPU) foram divulgados nesta terça-feira (6). Os participantes podem consultar o resultado no site...

Ministro da França se desculpa com torcedores do Liverpool; entenda

O ex-ministro do Interior da França, Gerald Darmanin, pediu desculpas aos torcedores do Liverpool por culpá-los injustamente pelo caos no Stade de France durante...

Israel ataca capital do Iêmen após emitir alerta para aeroporto, diz grupo

Ataques israelenses contra Sanaa, capital do Iêmen, estão em andamento, segundo a emissora de TV al-Masirah, administrada pelo grupo Houthi, acrescentando que os ataques...