O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (10), que governar apenas para 35% da população não traria déficit fiscal para o país.
A declaração foi dada durante cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em Brasília.
“Tem gente que acha que este país tinha que ser governado apenas para 35% da população. Apenas para 35% da população. Aí a gente não tinha problema de Orçamento. A gente não teria problema de déficit fiscal, porque é governar para menos gente, e gente com mais dinheiro”, afirmou.
Lula disse que quando se trata de educação, não se deve haver veto ideológico, partidário, religioso ou de gênero. “O que importa saber é que estão na escola crianças brasileiras que precisam de ajuda”, completou.
Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
O prêmio, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), reconhece esforços e iniciativas bem-sucedidas de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.
Ao todo, 4.187 municípios receberam o selo: 2.592 na categoria ouro, 1.062 na categoria prata e 533 na categoria bronze.
Foram contemplados com o Selo Ouro os seguintes estados: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal.
O Selo Prata foi entregue para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Já o Selo Bronze foi para Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Para avaliar as ações, o Ministério da Educação instituiu uma comissão responsável pela análise das iniciativas e pelo processo de classificação. Para estados e o Distrito Federal, foram estabelecidos 21 parâmetros. Para os municípios, 20.
Todos organizados em cinco dimensões: ações de integração; institucionalização da política de alfabetização no território; implementação da política de alfabetização; ações de formação docente e distribuição de material didático.
A meta nacional é assegurar que, até 2030, 80% das crianças sejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governar apenas para 35% da população não traria déficit fiscal, diz Lula no site CNN Brasil.
Fonte: CNN