Governar apenas para 35% da população não traria déficit fiscal, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (10), que governar apenas para 35% da população não traria déficit fiscal para o país.

A declaração foi dada durante cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em Brasília.

“Tem gente que acha que este país tinha que ser governado apenas para 35% da população. Apenas para 35% da população. Aí a gente não tinha problema de Orçamento. A gente não teria problema de déficit fiscal, porque é governar para menos gente, e gente com mais dinheiro”, afirmou.

Lula disse que quando se trata de educação, não se deve haver veto ideológico, partidário, religioso ou de gênero. “O que importa saber é que estão na escola crianças brasileiras que precisam de ajuda”, completou.

Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

O prêmio, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), reconhece esforços e iniciativas bem-sucedidas de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.

Ao todo, 4.187 municípios receberam o selo: 2.592 na categoria ouro, 1.062 na categoria prata e 533 na categoria bronze.

Foram contemplados com o Selo Ouro os seguintes estados: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal.

O Selo Prata foi entregue para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Já o Selo Bronze foi para Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Para avaliar as ações, o Ministério da Educação instituiu uma comissão responsável pela análise das iniciativas e pelo processo de classificação. Para estados e o Distrito Federal, foram estabelecidos 21 parâmetros. Para os municípios, 20.

Todos organizados em cinco dimensões: ações de integração; institucionalização da política de alfabetização no território; implementação da política de alfabetização; ações de formação docente e distribuição de material didático.

A meta nacional é assegurar que, até 2030, 80% das crianças sejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governar apenas para 35% da população não traria déficit fiscal, diz Lula no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Ciclista atropelado fica 9 meses com peça de bicicleta na barriga

O atleta Mykaell Christopher Santos Vieira, de 22 anos, teve seu sonho de disputar competições de karatê interrompido ao ser atropelado em março de...

Mãe superdotada descobre que os dois filhos têm altas habilidades

Eduardo Vilela, de 11 anos, e Helena, de 9, foram diagnosticados com superdotação ainda na primeira infância. O primogênito teve a presença de altas...

Mundial de Ginástica: disputas de conjuntos começam neste sábado

Agora é a vez do Brasil agir em grupo. Começam neste sábado (23/8) as competições em conjunto no Mundial de Ginástica Ritmica, disputado no...