Haddad cobra do Congresso aprovação do Orçamento: “Para onde vai?”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cobrou, nesta sexta-feira (21/2), agilidade do Congresso Nacional para aprovar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), ou seja, o Orçamento de 2025.

“Precisamos aprovar o Orçamento. Estamos no final de fevereiro, daqui a pouco o Carnaval. Para onde vai isso?”, questionou o ministro.

A previsão é que o Orçamento seja apreciado em meados de março.

Haddad reconheceu que o Congresso Nacional tem contribuído com a agenda econômica do país e ainda ressaltou o compromisso do governo federal com a política fiscal. No entanto, ele reforçou que “o Orçamento pode ser aprovado com equilíbrio nas contas”.

“A gente entende que o Congresso tem dado sua contribuição. No ano passado mesmo aprovaram muitas leis que ajudaram a equilibrar as contas públicas, sem o que seria difícil fechar o Orçamento”, disse o ministro, em entrevista ao portal ICL Notícias.

Orçamento ainda não foi aprovado

Como a votação e a sanção da LOA estão pendentes, o Poder Executivo tem autorização de fazer apenas despesas consideradas essenciais ou obrigatórias até o limite previsto no projeto enviado ao Congresso Nacional. Ou seja, uma liberação mensal de 1/12 do valor previsto para o custeio da máquina pública.

Mas não é a primeira vez em que o Congresso Nacional atrasa a definição sobre as receitas e despesas da União. Há registros de pelo menos 11 casos de adiamento para votar a peça orçamentária.

Confira todos os atrasos na aprovação da LOA:

  • 1997 e 1999: a aprovação ocorreu em janeiro;
  • 1993, 2008, 2013, 2015 e 2021: a aprovação ocorreu em março;
  • 1996, 2000 e 2006: a aprovação ocorreu em abril;
  • 1994: a aprovação ocorreu em outubro (recorde após 14 meses de tramitação).



Fonte: Metrópoles

Diogo Almeida é eliminado no BBB 25 em Paredão surpreendente

O resultado do sexto Paredão do BBB 25 foi o mais esperado até o momento. De acordo com Tadeu Schmidt, o recorde de votos da temporada...

Renato Albani ultrapassa 250 mil espectadores com Zona de Conforto

Renato Albani segue quebrando recordes com “Zona de Conforto”, espetáculo que tem atraído multidões ao Teatro Sabesp, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo....

Demissão de Nísia expõe “erro” citado por Lula? Assista a “O Grande Debate”

O comentarista Caio Coppolla e o advogado Alessandro Soares discutiram, nesta terça-feira (25), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se...