Haddad: impacto da Selic sobre inflação será mais rápido do que se pensa

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (5) em entrevista à GloboNews, que o impacto da Selic sobre a inflação virá mais rápido do que se pensa.

“O choque de juros foi muito forte, então a resposta virá mais rápido. Eu penso que teremos uma acomodação mais rápida também, em função disso”, indicou Haddad.

A Selic se encontra atualmente em 13,25% ao ano após mais um aumento de 1 ponto na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em janeiro deste ano. O ciclo de endurecimento da política do Banco Central havia voltado em setembro e a autarquia já contrata mais uma alta em sua próxima decisão em março.

Em comunicado, o BC indicou a necessidade de uma política monetária mais contracionista em meio a um cenário recente marcado por desancoragem adicional das expectativas de inflação, elevação das projeções de inflação, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho.

Na avaliação de Haddad, a política monetária é restritiva em uma dose “que não mata o paciente”, mas que visa por convergir a inflação ao centro da meta.

Segundo o ministro, a inflação deve chegar em junho ainda acima do teto da meta. O Banco Central já havia informado nesta terça-feira (4) em ata que a inflação deve fechar acima da meta de 3%, com intervalo de tolerância de até 4,5%, na metade do ano.

“Se em junho [a inflação] estiver acima de 4,5%, como provavelmente estará, ele [o BC] enviará uma carta propondo ao Conselho Monetário Nacional uma trajetória de convergência. E aí vamos avaliar”, afirmou Haddad.

Mesmo com a carta, Haddad disse que até junho o horizonte relevante do Banco Central já estará diferenciado do atual, com a atual.

Serasa: brasileiros demoram a fazer plano financeiro de aposentadoria

Este conteúdo foi originalmente publicado em Haddad: impacto da Selic sobre inflação será mais rápido do que se pensa no site CNN Brasil.

Casos de osteoporose devem disparar até 2050, inclusive no Brasil

Principal causa de fraturas após os 50 anos, a osteoporose deve avançar de forma significativa nas próximas décadas, impulsionada pelo envelhecimento populacional, por hábitos...

Pílula do dia seguinte: estudo revela pico de vendas após o Ano-Novo

Um estudo publicado na revista The BMJ mostra que, nos Estados Unidos, a venda da pílula do dia seguinte aumenta cerca de 10% na...

Flamengo encaminha acordo com Artur Jorge caso Filipe Luís não renove

O Flamengo deve definir nas próximas semanas quem será o treinador da equipe para 2026. A prioridade da diretoria rubro-negra segue sendo a renovação...