Hamas “aprendeu lição” com libertação de reféns de quinta (30), diz fonte

O Hamas garantiu que a libertação de três reféns israelenses neste sábado (1º) fosse feita de forma mais organizada, “após aprender a lição com as libertações caóticas de quinta-feira (30)”, segundo um ex-negociador de reféns à CNN.

“É digno de nota que o Hamas aprendeu a lição com o caos que vimos na última quinta (30), quando reféns foram libertados em Khan Younis e multidões colocaram em risco a vida deles”, disse Gershon Baskin, que também é Diretor do Oriente Médio para a Comunidade Internacional.

Baskin acrescentou que depois de queixas de Israel aos mediadores – Catar e Egito – terem sido entregues ao Hamas, o grupo palestino “teve o cuidado de garantir que nesta manhã os três reféns fossem libertados de uma forma ordenada”.

Cenas caóticas marcaram a libertação de reféns israelenses e tailandeses em Gaza na quinta-feira (30), com protestos condenando líderes israelenses e um atraso temporário na libertação de prisioneiros palestinos.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde 2023, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel

Este conteúdo foi originalmente publicado em Hamas “aprendeu lição” com libertação de reféns de quinta (30), diz fonte no site CNN Brasil.

Estrelas do triatlo brilham no Metrópoles Endurance e exaltam provas

Metrópoles Endurance contou com diversas estrelas do triatlo brasileiro e sul-americano, como Manoel Messias e Djenyfer Arnold, campeões no standard. Além de brilharem no...

Atores brasileiros defendem regulamentação de plataformas de streaming

Cineastas e profissionais do setor audiovisual brasileiro lançaram recentemente um manifesto pedindo a regulamentação do streaming no Brasil. Chamado de Manifesto por uma Regulamentação...

Saiba quem é turista que morreu após acidente na Chapada dos Veadeiros

Gustavo Guimarães Rodrigues, de 29 anos, era um turista mineiro que morreu, nessa sexta-feira (25), após cair de uma altura de aproximadamente 50 metros...