Internação de Whindersson expõe desafios da fama, diz especialista

O humorista Whindersson Nunes decidiu se internar em uma clínica clínica psiquiátrica. A decisão, segundo nota da equipe dele, ocorreu por conta própria. O objetivo do artista é cuidar da saúde, “buscando o tratamento adequado para seu bem-estar”.

Segundo a psicanalista Andrea Ladislau, o caso de Whindersson é um exemplo de como a pressão da fama e as exigências de uma carreira artística podem impactar a saúde mental dos artistas. Ela também ressalta a importância de se buscar uma saúde mental.

“O excesso de exposição, a vida atribulada por muitas tarefas e compromissos, a negligência com horários e alimentação, entre outros fatores, contribuem para o adoecimento psíquico dessa classe e reforça a necessidade de derrubar tabus e preconceitos, além de desmistificar os cuidados com a saúde mental”, pontua a especialista.

3 imagens

Whindersson Nunes recebe recado da ex, Maria Lina, após internação

"Hora de cuidar de você", diz Hidelbrando Sousa Batista, pai de Whindersson Nunes, após internação
1 de 3

Whindersson Nunes

Reprodução/Instagram

2 de 3

Whindersson Nunes recebe recado da ex, Maria Lina, após internação

Instagram/Reprodução

3 de 3

“Hora de cuidar de você”, diz Hidelbrando Sousa Batista, pai de Whindersson Nunes, após internação

Instagram/Reprodução


 

O que aconteceu?

  • Whindersson Nunes se internou em uma clínica psiquiátrica no interior de São Paulo. O humorista decidiu dar entrada no local na semana passada com objetivo de encontrar um “tratamento adequado”.
  • “O humorista se internou por decisão própria e com o devido acompanhamento médico. (…) O motivo da internação é o cuidado com sua saúde, buscando o tratamento adequado para seu bem-estar“, diz a nota publicada pela Non Stop Produções Artísticas.
  • A empresa responsável pelo gerenciamento da carreira de Whindersson Nunes ainda ressaltou que ele “tomou essa decisão visando o cuidado integral de sua saúde”.

Andreia destaca que a fama está atrelada a muitos desafios emocionais e psicológicos e que a exposição pública, que vem com a fama, pode potencializar transtornos e sintomas depressivos e ansiosos.

A especialista avalia que isso pode causar exaustão mental, o cansaço físico por sacrificar noites de sono em função de rotinas atribuladas de compromissos e a cobrança por manter a fama, fatores que elevam o esgotamento e reforçam a discussão da necessidade de uma internação psiquiátrica.

O autocuidado, de acordo com a psicanalista, é fundamental para encarar a carreira artística como uma atividade laboral saudável e menos tóxica. Ela exemplifica: pausas necessárias para descanso e resgate da energia, além de atividades físicas recorrentes, tratamento psicoterápico contínuo, bem como o trabalho psicológico para aprender a lidar com as críticas, os julgamentos e o excesso de cobranças.

No caso de Whindersson, o que chama atenção de Andreia é a coragem por buscar uma internação psiquiátrica, já que a questão ainda é um tabu.

“O tabu e o preconceito que rondam o tema, ainda são fantasmas que assombram as pessoas que sabem que precisam de um apoio especializado, porém por medo de se expor ou assumir suas fragilidades, rotulando negativamente a carreira, negam e fogem dos serviços psiquiátricos disponíveis em todo o país. Portanto, fato é que, a saúde mental, seja de um artista ou não, deve ser sempre uma prioridade do cuidado”, diz a especialista.



Fonte: Metrópoles

Juventus x Empoli: horário e onde assistir ao jogo da Copa da Itália

Juventus e Empoli se enfrentam na tarde desta quarta-feira (26), às 17h (de Brasília), pelas quartas de final da Copa Itália. A partida acontece...

Festa do Peão de Barretos abre venda de ingressos nesta terça (25)

Os ingressos para a edição de 2025 da Festa do Peão de Barretos começam a ser vendidos nesta terça-feira (24), às 12h. A edição...

Tribunal sul-coreano ouvirá declarações finais sobre impeachment de Yoon

O presidente sul-coreano afastado, Yoon Suk Yeol, deve fazer uma declaração de encerramento nesta terça-feira (25) em um julgamento do Tribunal Constitucional que analisa...