Intestino preso? Conheça alimentos que ajudam a acabar com desconforto

Condição que afeta milhões de pessoas, o intestino preso causa desconforto abdominal e inchaço. Em casos mais sérios, pode levar à formação de hemorroidas, com indicação para cirurgia. O quadro pode ser resultado de fatores como: dieta pobre em fibras, desidratação e falta de atividade física.

As mulheres e as pessoas idosas são as mais afetadas pela constipação. A função do intestino é absorver nutrientes e eliminar resíduos por meio das fezes. Além da dificuldade em evacuar, os problemas intestinais podem provocar azia, estufamento e cólicas.

Uma alimentação equilibrada ajuda bastante no bom funcionamento do sistema digestivo. “Tratar a constipação geralmente envolve mudanças no estilo de vida, mas é fundamental fazer ajustes alimentares”, diz a nutricionista Thamires Lima, do Oba Hortifruti.

Alimentos indicados para pessoas com intestino preso

Algumas mudanças simples na rotina podem fazer toda a diferença na melhora da saúde intestinal, como se manter hidratado, comer bastante fibras, ficar atento à qualidade dos alimentos ingeridos e praticar atividade física.

“A microbiota intestinal é composta por milhões de bactérias que dependem da ingestão de água para se manterem em equilíbrio. Portanto, tenha sempre uma garrafinha de água por perto para evitar quadros de constipação”, ensina Thamires.

Para manter o intestino regulado e em pleno funcionamento, é importante consumir alimentos nutritivos e ricos em fibras, como:

  • Folhas verdes: alface, rúcula e agrião;
  • Sementes: chia e linhaça;
  • Cereais: farelo e aveia;
  • Frutas: mamão, kiwi e ameixa.
Mamão cortado em tigela sobre fundo branco - Metrópoles
O mamão é um remédio natural contra intestino preso

Por outro lado, é aconselhável evitar alimentos ricos em gordura saturada, com adição de açúcar, fritos, processados, embutidos e com baixo teor de fibras, além de tomar cuidado com o excesso de álcool e cafeína.

Intestino preso pode causar hemorroidas

Em casos mais graves de constipação intestinal, o quadro pode levar ao desenvolvimento de hemorroidas. Isso ocorre porque o esforço repetido para evacuar dificulta o processo de drenagem do sangue e provoca a formação das veias inflamadas ao redor do ânus.

“As hemorroidas são veias da região do reto e do ânus que, ao dilatar, podem provocar desconforto, dor, coceira ou sangramento vermelho vivo. Um dos principais fatores de risco para a doença hemorroidária é o intestino preso”, explica a proctologista Renata Colaneri, da Prime Care Medical Complex.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Rússia ataca regiões da Ucrânia e deixa 100 mil sem energia, diz Zelensky

A Rússia lançou um ataque massivo com drones contra a infraestrutura de transporte de energia e gás em seis regiões ucranianas durante a noite,...

Entenda como funcionará policiamento na área externa da casa de Bolsonaro

Após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), equipes da Polícia Penal do Distrito Federal passarão a monitorar a casa...

Humilhação, diz Michelle após ordem de monitoramento na casa de Bolsonaro

Após o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinar na terça-feira (26) que a residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conte...