A partir das 21h15 deste domingo (02/02), na Max, começa o tapete vermelho do Grammy, a maior premiação da música. A edição de 2025 tem disputas abertas nas principais categorias e alguns tabus em jogo. Um deles é de Beyoncé, que nunca venceu o principal prêmio da noite, o de Álbum do Ano, e concorre agora pela quinta vez.
O “Cowboy Carter” teve tudo o que o Grammy leva em consideração para escolher o melhor disco do ano, como vendas, hits e aclamação. Porém, não está sozinha na disputa. Nomes de peso como Taylor Swift e Billie Eilish podem adiar mais uma vez o sonho de Queen B.
Veja as fotos
Nomes em ascensão também são destaque na principal disputa, com Sabrina Carpenter e o mega hit “Espresso”, Charli XCX e o viral “Brat” e Chappell Roan. Pelo volume de artistas de peso, a categoria de Álbum do Ano está totalmente em aberta.
Mesma coisa acontece na categoria Gravação do Ano, que escolhe o maior hit de 2024. “Espresso”, “Good Luck, Babe!” e “Not Like Us” são os principais concorrentes. Porém, a mídia internacional destaca que a música inédita dos Beatles, “Now and Then”, pode surpreender.
Outra categoria que chama a atenção é a de Canção do Ano, em que se premia a melhor composição. Taylor Swift tenta, pela oitava vez, a sorte nessa disputa com “Fortnight”. A guerra de braço deve ficar entre a americana, o smash hit “Die with a Smile” de Bruno Mars e Lady Gaga e “A Bar Song”, de Shaboozey que quebrou o recorde de mais semanas no topo da parada americana.
O destaque entre as categorias este ano, porém, fica com a de Artista Revelação. Sete dos oito indicados marcaram presença em altas posições do chart recentemente, além de disputar também os outros prêmios principais. Sabrina Carpenter, Chappell Roan, Shaboozey, Doechii, Raye, Benson Boone e Teddy Swims protagonizam uma disputa totalmente aberta.
Já nas disputas de música pop, deve-se repetir algumas tendências das principais. Embora o Grammy priorize premiar mais artistas, sempre há a chance de alguém “rapar” tudo, como Billie Eilish em 2020. Em Melhor Álbum Pop, as favoritas são Taylor Swift e Sabrina Carpenter.
Em Melhor Performance Pop Solo, Charli XCX e Beyoncé podem se dar melhor. Já em Melhor Colaboração Pop, Bruno Mars e Gaga largam como grandes favoritos.
Quem pode sair com mais vitórias é, mais uma vez, Beyoncé. Apesar do jejum na categoria principal, ela reina nas categorias segmentadas. Queen B concorre em categorias pop, country e americana. Assim como Kendrick Lamar se destaca no rap e XCX pode dominar nas eletrônicas.
Fonte: Portal LEODIAS