Mais de 10 estados estão em alerta para chuvas intensas, aponta Inmet

Mais de 10 estados estão sob alerta de chuvas intensas neste sábado (22), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Inmet emitiu quatro avisos que englobam cerca de 15 estados de todas as regiões do Brasil. Eles são válidos até às 10h, mas podem ser estendidos.

O instituto divide os alertas em três níveis de severidade: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho). Para este sábado, foram emitidos dois avisos de perigo e dois de perigo potencial. Veja abaixo os detalhes:

  • Alerta de perigo: Grande São Paulo, cidades do litoral norte e interior paulista e parte do sul de Minas Gerais
  • Alerta de perigo: Norte do Pará, incluindo Belém, e partes de Amapá e Maranhão
  • Alerta de perigo potencial: estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Piauí
  • Alerta de perigo potencial: litoral da Bahia

O mapa do Inmet abaixo mostra as áreas que podem ser afetadas por fortes chuvas ainda hoje. Confira: 


• Inmet

Ao todo, 2.168 municípios podem ser impactados pelos temporais. Os estados mais afetados devem ser São Paulo e Pará.

As regiões sob alerta amarelo podem ser atingidas com chuvas de até 30 mm por hora e ventos de até 60 km/h. Já os locais em alerta laranja, podem sofrer com pancadas de até 60 mm por hora e fortes ventanias de até 100 km/h. 

O Inmet também alerta para risco de queda de galhos e árvores, alagamentos e, consequentemente, cortes de energia elétrica.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mais de 10 estados estão em alerta para chuvas intensas, aponta Inmet no site CNN Brasil.

Jessie J retorna com No Secrets

Jessie J retorna com “No Secrets”, primeiro lançamento em quatro anos. Muito querida no Brasil, onde esteve em turnê no ano passado, a artista...

Edu Carvalho lança novidade

Nascido em Paranavaí, interior do Paraná, o cantor e compositor Edu Carvalho se mudou para os Estados Unidos aos 24 anos. No exterior batalhou...

Zelensky admite que a Ucrânia não tem poder militar para retomar a Crimeia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, admitiu que a Ucrânia não possui o poderio militar necessário para retomar a Crimeia pela força, mas pediu à...