“Marina não é responsável”, diz Lula sobre impasse na Margem Equatorial

Na manhã desta quarta-feira (5), em entrevista a rádios de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, após críticas sobre a não aprovação da exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira pelo Ibama.

O presidente afirmou que ela não é responsável pelo impasse e reforçou que o governo deverá encontrar uma solução.

“A Marina não é a responsável. Nós temos que fazer a coisa com muita clareza e estudo, porque temos que tomar conta do país”, disse.

“Nós queremos o petróleo, porque ele ainda vai existir muito tempo. Nós temos que utilizar o petróleo para que a gente possa fazer a transição energética, porque vai precisar de muito dinheiro. E temos perto de nós a Guiana e Suriname pesquisando petróleo muito próximo a nossa Margem Equatorial”, acrescentou.

Em 2023, o Ibama recusou a licença da Petrobras para explorar a região e, desde então, atua para atender a uma série de requisitos ambientais do instituto. Nesta quarta, Lula disse que o acordo a ser firmado para exploração na região precisa garantir que não haverá danos ambientais à Foz do Amazonas.

“Precisamos fazer um acordo e encontrar uma solução em que a gente dê garantia ao país, ao mundo e ao povo da Margem Equatorial de que a gente não vai detonar nenhuma árvore, nada do Rio Amazonas, nada do Oceano Atlântico”, falou o presidente.

“A Petrobras é a empresa que tem mais capacidade de exploração em águas profundas. Nós temos um exemplo extraordinário de não causar problemas ao meio ambiente. Então, quero dizer o seguinte, não é a companheira Marina, nós do governo vamos ter que encontrar uma solução para explorar essa riqueza, se é que ela existe, em benefício do povo brasileiro.”

*Sob supervisão de Renata Souza

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Marina não é responsável”, diz Lula sobre impasse na Margem Equatorial no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Luto na música: morre aos 50 anos a empresária, apresentadora e cantora Preta Gil, vítima de câncer

Cantora, empresária e apresentadora, Preta Gil morreu neste domingo aos 50 anos após complicações em decorrência de um câncer —iniciou tratamento em janeiro de...

Um dos seis sentenciados foragidos é recapturado em Rio Branco

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa sobre a recaptura um detento que fugiu neste sábado,...

Diretor da Polícia Federal vê tentativa de intimidação em live de Eduardo Bolsonaro: “Nenhum investigado intimidará a PF”

Após declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em uma live transmitida neste domingo (20), nas quais menciona integrantes da Polícia Federal, o diretor-geral...