“Marina não é responsável”, diz Lula sobre impasse na Margem Equatorial

Na manhã desta quarta-feira (5), em entrevista a rádios de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, após críticas sobre a não aprovação da exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira pelo Ibama.

O presidente afirmou que ela não é responsável pelo impasse e reforçou que o governo deverá encontrar uma solução.

“A Marina não é a responsável. Nós temos que fazer a coisa com muita clareza e estudo, porque temos que tomar conta do país”, disse.

“Nós queremos o petróleo, porque ele ainda vai existir muito tempo. Nós temos que utilizar o petróleo para que a gente possa fazer a transição energética, porque vai precisar de muito dinheiro. E temos perto de nós a Guiana e Suriname pesquisando petróleo muito próximo a nossa Margem Equatorial”, acrescentou.

Em 2023, o Ibama recusou a licença da Petrobras para explorar a região e, desde então, atua para atender a uma série de requisitos ambientais do instituto. Nesta quarta, Lula disse que o acordo a ser firmado para exploração na região precisa garantir que não haverá danos ambientais à Foz do Amazonas.

“Precisamos fazer um acordo e encontrar uma solução em que a gente dê garantia ao país, ao mundo e ao povo da Margem Equatorial de que a gente não vai detonar nenhuma árvore, nada do Rio Amazonas, nada do Oceano Atlântico”, falou o presidente.

“A Petrobras é a empresa que tem mais capacidade de exploração em águas profundas. Nós temos um exemplo extraordinário de não causar problemas ao meio ambiente. Então, quero dizer o seguinte, não é a companheira Marina, nós do governo vamos ter que encontrar uma solução para explorar essa riqueza, se é que ela existe, em benefício do povo brasileiro.”

*Sob supervisão de Renata Souza

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Marina não é responsável”, diz Lula sobre impasse na Margem Equatorial no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Término de Zé Felipe e Ana Castela teve Virginia como pivô: entenda

Zé Felipe surpreendeu os fãs ao anunciar o término do namoro com Ana Castela nessa segunda-feira (29/12). O casal estava junto oficialmente desde outubro...

Ouro e Ibovespa lideram valorização em 2025; bitcoin fica na lanterna

As aplicações em ouro e no Ibovespa trouxeram os melhores retornos aos investidores em 2025, enquanto aportes em dólar e bitcoin tiveram o pior...

PIB: Por que o Brasil não voltou ao nível de 2014 até agora?

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil nunca voltou ao auge do crescimento médio de 11% ao ano de 1968 a 1973, mas agora...