México pede retaliação às tarifas impostas por Donald Trump

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, pediu no sábado (1º) a implementação de medidas tarifárias e não tarifárias em resposta à decisão dos EUA de impor tarifas de 25% sobre todos os produtos vindos do México, marcando o aparente início de uma guerra comercial entre os dois países.

Em uma publicação no X, Sheinbaum disse que o seu governo procurou o diálogo em vez do confronto com o seu vizinho do norte, mas que o México foi forçado a responder na mesma moeda.

“Instruí meu ministro da Economia a implementar o plano B no qual estamos trabalhando, que inclui medidas tarifárias e não tarifárias em defesa dos interesses do México”, postou Sheinbaum, sem entrar em detalhes sobre quais produtos norte-americanos seu governo terá como alvo. .

Os Estados Unidos são de longe o mercado estrangeiro mais importante do México, enquanto o México em 2023 ultrapassou a China para se tornar o principal destino das exportações dos EUA.

O México tem preparado possíveis tarifas retaliatórias contra as importações dos EUA, que variam de 5% a 20%, sobre carne suína, queijo, produtos frescos, bem como aço e alumínio manufaturados, segundo fontes familiarizadas com o assunto. A indústria automobilística inicialmente ficaria isenta, disseram eles.

As exportações dos EUA para o México representaram mais de US$ 322 bilhões em 2023, mostraram dados do Census Bureau, enquanto os EUA importaram mais de US$ 475 bilhões em produtos mexicanos.

Em sua postagem, Sheinbaum também rejeitou como “calúnia” a alegação da Casa Branca de que os cartéis do narcotráfico têm uma aliança com o governo mexicano, ponto utilizado pela administração do presidente Donald Trump para explicar por que impôs as tarifas.

Trump disse que as tarifas contra o México se devem ao fracasso do país em impedir a entrada de fentanil nos Estados Unidos, bem como ao que ele descreve como uma migração descontrolada.

Sheinbaum também elogiou o registro do seu governo desde que assumiu o cargo em outubro – apreendendo 20 milhões de doses do opióide sintético mortal fentanil, além de deter mais de 10.0000 indivíduos ligados ao tráfico de drogas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em México pede retaliação às tarifas impostas por Donald Trump no site CNN Brasil.

Mailza sobre 2026: “estou disposta, pronta e decidida a fazer um trabalho para o bem do meu estado”

Éo sonho do Acre de ter uma nova governadora, não é? A última e única governadora que tivemos foi Iolanda Fleming. É hora de repetir essa experiência. Precisamos aproveitar...

China denuncia tarifa de Trump: “Fentanil é problema da América”

O governo da China denunciou, no domingo (2), a imposição pelo governo Trump de uma tarifa de 10% sobre as importações chinesas. “Pequim desafiará a...

Ministros do G7 condenam ofensiva do M23 no leste da RD Congo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenaram veementemente neste sábado (1º) a ofensiva do grupo armado M23, apoiado por Ruanda, no leste da...