Ministro da Agricultura diz que governo acompanha mudanças climáticas

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse nesta quarta-feira (5/2) que o governo Lula (PT) acompanha os eventos climáticos adversos e as mudanças do clima, que podem gerar efeitos negativos sobre a safra agrícola e a pecuária brasileiras.

Fávaro participou nesta quarta, ao lado dos ministros dos Transportes, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, da cerimônia de apresentação do Plano de Escoamento da Safra 2024/2025.

“Olha, são questões climáticas que sempre interferem nesse setor. Vejo o que aconteceu ano passado no Rio Grande do Sul, a seca no Centro-Oeste, as mudanças climáticas são comprovadamente estabelecidas já no mundo, e não é diferente que no Brasil”, afirmou Fávaro.

O que a gente tem de fazer é acompanhar essas mudanças e tomar ações pontuais para que a gente possa minimizar o impacto momentaneamente”, completou.


O que está acontecendo

  • O preço dos alimentos no Brasil tem pressionado o governo Lula, que está com a popularidade em baixa.
  • A equipe econômica, em conjunto com as pastas da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, tem estudado medidas que possam ajudar na redução dos preços.
  • Os maiores impactos sobre a inflação de 2024 vieram justamente do grupo Alimentação e Bebidas, que acumulou alta de 7,69%, enquanto a inflação total acumulou 4,83% em 2024.

Em 2025, o governo trabalha com a perspectiva de uma safra recorde. A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que a produção deste ano registre um crescimento recorde de 8,3% em relação à safra anterior, totalizando 322,47 milhões de toneladas de grãos, especialmente soja e milho — um aumento de 24,62 milhões de toneladas em comparação com 2023/2024.

Parte dessa produção é direcionada para o mercado externo, inclusive com a abertura de novos mercados, o que pode impactar os preços nacionalmente.



Fonte: Metrópoles

Fluminense acerta renovação de contrato com Fábio; saiba detalhes

O Fluminense acertou, nesta quinta-feira (1º), a renovação de contrato com o goleiro Fábio. O arqueiro de 45 anos tinha vínculo até o fim...

Bancos reforçam aposta para queda dos juros em março, diz pesquisa

As apostas para o início do ciclo de queda dos juros pelo BC (Banco Central) em março ganharam mais força entre as instituições bancárias...

Gwyneth Paltrow revê polêmicas do Oscar em que venceu Fernanda Montenegro

A atriz Gwyneth Paltrow abordou a controversa campanha de “Shakespeare Apaixonado” para o Oscar de 1999, ano em que derrotou a brasileira Fernanda Montenegro...