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Ministro vê fala de Trump sobre etanol brasileiro como “desarrazoada”

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Ministro vê fala de Trump sobre etanol brasileiro como “desarrazoada”

O ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, reagiu na noite desta quinta-feira (13/2) à possível taxação do etanol brasileiro pelos Estados Unidos, chamando a medida de “desarrazoada” por não falar em contrapartida na ampliação da exportação de açúcar brasileiro para os norte-americanos.

Mais cedo nesta quinta, decreto assinado pelo presidente americano Donald Trump citou expressamente o etanol brasileiro, alegando que a aplicação de tarifas sobre o combustível é desigual entre os dois países.

“Para ter um plano justo e recíproco, como dito pelo presidente Trump, seria necessário, na verdade, zerar as alíquotas de importação para o açúcar brasileiro. Brasil e Estados Unidos sempre negociaram açúcar e etanol de forma conjugada e ele [Trump] sabe disso”, disse Silveira em comunicado divulgado por sua assessoria.


Guerra tarifária


No ano passado os EUA aplicaram a tarifa máxima de US$ 360,00/tonelada, para o açúcar importado fora do regime de cotas preferenciais, números que apontam um imposto de exportação de 81,16%.

Silveira sustentou que os EUA aplicaram um imposto “bem acima” dos 18% aplicáveis ao etanol importado pelo Brasil. “Cabe lembrar que cota regular de importação de açúcar concedida ao Brasil na safra 2023/2024 foi de 147,54 mil toneladas, ou seja, aproximadamente 0,4% das nossas exportações desse produto”.

E prosseguiu: “A medida adotada pelo presidente Trump é desarrazoada, uma vez que não se fala em contrapartida na ampliação da exportação de açúcar brasileiro para os norte-americanos. Esse tipo de decisão traz estrago ao multilateralismo global e, certamente, consequências negativas para a própria economia dos EUA”.

Por fim, o titular da pasta de Energia colocou que as políticas de ampliação de mercado e de incentivo à produção de biocombustíveis implementadas nos últimos anos, em especial o Combustível do Futuro, tornaram o Brasil mais competitivo na produção de etanol, com menor pegada de carbono e preços mais baixos.


Fonte: Metrópoles

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