Múcio defende parlamentarismo: “Seria uma boa experiência para o Brasil”

“Eu acho que o parlamentarismo seria uma boa experiência para o Brasil”, defendeu José Múcio, ministro da Defesa, nesta segunda-feira (10), em meio a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Semipresidencialismo na Câmara dos Deputados.

“Eu ajudei, orientado pelo saudoso Marcos Maciel [ex-vice-presidente do Brasil], na campanha do semipresidencialismo, fiz um trabalho enorme, mas hoje me arrependo profundamente. Eu acho que o parlamentarismo seria uma boa experiência para o Brasil. Não passa, já fizemos um plebiscito”, disse o ministro em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

“Nossos problemas são as profundas diferenças sociais, culturais. O voto é muito justo quando nivela quem tem com quem não tem, mas é profundamente injusto quando nivela o bem informado com o mal-informado, honesto com o desonesto”, acrescentou.

Na última quinta-feira (6), a PEC do Semipresidencialismo, do deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), foi protocolada. A proposta pede alteração na divisão atual de poderes, de forma que o Executivo seria dividido com um primeiro-ministro, escolhido com base no diálogo com o Congresso Nacional.

O ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); os ministros do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Dias Toffoli; e o ex-presidente da República, Michel Temer (MDB) já disseram ser favoráveis à implementação do semipresidencialismo.

Em contrapartida, figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL); a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski são contrários a essa mudança.

No parlamentarismo, citado por Múcio, o poder também é dividido entre o chefe de Estado e chefe de governo, no entanto, nenhum é eleito por voto popular.

Nesse modelo, o Legislativo é o único poder com integrantes eleitos por voto popular e direto. O Congresso concentra a maior parte do poder.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Múcio defende parlamentarismo: “Seria uma boa experiência para o Brasil” no site CNN Brasil.

Os principais desafios de Marcelo Paz à frente do Corinthians

O Corinthians oficializou, no último sábado (27), a contratação de Marcelo Paz, ex-CEO do Fortaleza. O contrato foi assinado até o final de 2026. O...

Padrasto de Virginia detona internauta após suposição envolvendo Vini Jr.

O sanfoneiro Danilo Nascimento, 39, namorado de Margareth Serrão, 60, mãe de Virginia, 26, usou as redes sociais, no último domingo (28), para rebater...

Zenit resiste em negociar Nino, alvo do Palmeiras na janela

O Zenit, da Rússia, esfriou interesse do Palmeiras em contratar o zagueiro Nino. De acordo com apuração da Itatiaia, a sinalização dos russos foi...