Múcio defende parlamentarismo: “Seria uma boa experiência para o Brasil”

“Eu acho que o parlamentarismo seria uma boa experiência para o Brasil”, defendeu José Múcio, ministro da Defesa, nesta segunda-feira (10), em meio a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Semipresidencialismo na Câmara dos Deputados.

“Eu ajudei, orientado pelo saudoso Marcos Maciel [ex-vice-presidente do Brasil], na campanha do semipresidencialismo, fiz um trabalho enorme, mas hoje me arrependo profundamente. Eu acho que o parlamentarismo seria uma boa experiência para o Brasil. Não passa, já fizemos um plebiscito”, disse o ministro em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

“Nossos problemas são as profundas diferenças sociais, culturais. O voto é muito justo quando nivela quem tem com quem não tem, mas é profundamente injusto quando nivela o bem informado com o mal-informado, honesto com o desonesto”, acrescentou.

Na última quinta-feira (6), a PEC do Semipresidencialismo, do deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), foi protocolada. A proposta pede alteração na divisão atual de poderes, de forma que o Executivo seria dividido com um primeiro-ministro, escolhido com base no diálogo com o Congresso Nacional.

O ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); os ministros do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Dias Toffoli; e o ex-presidente da República, Michel Temer (MDB) já disseram ser favoráveis à implementação do semipresidencialismo.

Em contrapartida, figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL); a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski são contrários a essa mudança.

No parlamentarismo, citado por Múcio, o poder também é dividido entre o chefe de Estado e chefe de governo, no entanto, nenhum é eleito por voto popular.

Nesse modelo, o Legislativo é o único poder com integrantes eleitos por voto popular e direto. O Congresso concentra a maior parte do poder.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Múcio defende parlamentarismo: “Seria uma boa experiência para o Brasil” no site CNN Brasil.

Fora da TV, Cátia Fonseca reflete sobre 2025 e fala de planos para 2026

A apresentadora Cátia Fonseca, 56, decidiu deixar a Band em junho de 2025, onde apresentava o programa Melhor da Tarde, após sete anos na emissora....

Biodiesel: Biopower, da JBS, anuncia investimento de R$ 140 milhões

A Biopower, empresa da JBS Novos Negócios que produz biodiesel, acaba de anunciar um investimento de R$ 140 milhões em modernização e inovação tecnológica...

Perspectivas 2026: Flamengo foi o maior vencedor brasileiro em 2025?

O Flamengo pode ser considerado o maior vencedor do futebol brasileiro em 2025, apesar da derrota para o Paris Saint-Germain na final da Copa...