Na tarde desta quinta-feira (6/2), o Brasiliense venceu o Capital nos pênaltis por 5 x 3 e avançou de fase na Copa Verde. Além das excelentes cobranças, o goleiro Matheus Kayzer apareceu bem e fez a defesa que garantiu a classificação. Agora, o Jacaré enfrenta o Vila Nova-GO na próxima fase, em duelos de ida e volta. Confira como foi a partida:
Primeiro tempo
O jogo começou sem muitas emoções, as equipes se estudavam mais e pouco criaram. A primeira chance real da partida veio com o Capital, aos 14 minutos. Matheuzinho ficou com a sobra e chutou, para defesa tranquila de Matheus Kayzer.
A produção de ambos os times seguiu baixa, e o jogo foi parado para hidratação dos atletas. Na volta, a primeira chance demorou, e veio com o Brasiliense, aos 34 minutos. A equipe recuperou a bola, João Santos recebeu e passou para Elyeser, que chegou e finalizou, sem levar perigo.
Aos 37 minutos, mais uma chance para o Jacaré. A bola foi levantada para a área, na sobra, Elyeser emendou de esquerda e a bola explodiu na marcação. O Capital respondeu aos 39 minutos. Robert recebeu com liberdade perto da meia Lua e chutou, Matheus Kayser fez boa defesa no canto esquerdo.
O Brasiliense seguiu melhor e teve mais uma chance aos 46 minutos. João Santos recebeu com liberdade, avançou, e por muito pouco não abriu o placar para os donos da casa, na última chance do primeiro tempo.
Segundo tempo
O Brasiliense voltou em cima, e pressionou desde o início, com a primeira chance aos dois minutos. Após bom cruzamento da direita, Tobinha se antecipou e tocou de cabeça, a bola saiu por pouco.
O Capital respondeu aos cinco minutos. Após falta do adversário não marcada pela arbitragem, os visitantes retomaram a bola, Wallace Pernambucano recebeu e tentou de longe, e não levou perigo.
O Brasiliense dominou as ações e teve a melhor chance do jogo aos 13 minutos. Após bola tirada da área, Guilherme Santos acertou um belo chute de longe, ela explodiu no travessão.
Uma nova chance só aconteceu aos 30 minutos, e veio do Capital. Matteus Anderson recebeu com liberdade na intermediária e chutou forte, a bola saiu a direita. O Coruja respondeu aos 37 minutos. Rodriguinho cobrou falta, a bola desviou e saiu por pouco.
Aos 41 minutos, mais uma chance de perigo para o Brasiliense. Yago Ferreira deu ótimo passe para Tarta, que sozinho, chutou forte de direita, mas a bola subiu. Sem mais chances claras, o jogo foi para as penalidades.
Pênaltis
As equipes tiveram boas cobranças, e as penalidades ficaram empatadas até a quarta cobrança do Capital, onde Uchôa cobrou e o goleiro Matheus Kayzer voou para defender. Yago Ferreira cobrou o último e garantiu a classificação.
O Brasiliense enfrenta agora, nas quartas de final, o Vila Nova, que passou também nos pênaltis, contra a Luverdense. O dia e horário do jogo ainda não foram definidos.
FICHA TÉCNICA
BRASILIENSE 0 (5) X 0 (3) CAPITAL
Copa Verde 2025 – Oitavas de final
06/02/2025, 16h – Boca do Jacaré, Taguatinga-DF
Árbitro: Marcos Mateus
Árbitro Assistente 1: Fábio Pereira
Árbitro Assistente 2: Fernando Gomes
4º Árbitro: Luiz Paulo Aniceto
Brasiliense
Matheus Kayser; Netinho, Keynan, Igor Morais e Guilherme Santos; Gabriel Galhardo, Elyeser (Tarta) e Rafael Longuine (Gui Mendes); Tobinha (Joãozinho), João Santos e Rubens (Nenê Bonilha)
Técnico: Luiz Carlos Winck
Gol(s): Não Teve
Cartões amarelos: Igor Morais
Capital
Vagner, Lenon, Richardson, Éder Lima e Matteus Silva; Felipe Guedes, Rodriguinho e Robert (Uchôa); Mateuzinho (Quarcoo), Wallace Pernambucano (Sandy) e Deisinho
Técnico: Paulinho Kobayashi
Gols: Não Teve
Cartões Amarelos: Felipe Guedes e Lenon
Fonte: Metrópoles