O Grande Debate: 8 anos inelegível é tempo demais?

O comentarista José Eduardo Cardozo e a ex-senadora e jornalista Ana Amélia Lemos discutiram, nesta sexta-feira (7), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o período de 8 anos de inelegibilidade proposto pela Lei da Ficha Limpa é “tempo demais”.

De autoria do deputado Bibo Nunes (PL-RS), um projeto de lei complementar (PLP) diminui o tempo que um candidato precisa ficar sem disputar eleições após ser condenado de oito para dois anos.

Ao ser questionado na terça-feira (4) sobre a Lei da Ficha Limpa, que pode ser a nova aposta da oposição para fazer com que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dispute a eleição presidencial de 2026, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse à CNN que a quantidade de tempo seria “um tempo extenso”.

Para Cardozo, a nova proposição que diminui o prazo para dois anos é “lamentável” por se basear na condenação de um ex-presidente.

“A Lei da Ficha Limpa foi aprovada a partir de uma proposta que um milhão de pessoas assinou e com amplo engajamento da sociedade civil naquele momento” afirmou. “E se havia uma coisa que era consensuada era o prazo de oito anos”, prosseguiu.

“Acho importante frisar que esse tipo de discussão casuística e oportunista é muito mal-vinda. Muito mal-vinda. Não é oportuna quando você discute em cima de um caso concreto, isso é, a condenação de Jair Bolsonaro, mudar as leis para poder facilitar alguma coisa. É lamentável que isso ocorra”, finalizou.

Ana Amélia, por sua vez, acredita que a lei foi importante, e a “nova versão” pode não prosperar pela sua complexidade.

“A régua da lei que foi definida na Lei da Ficha Limpa foi definida porque o mandato de um deputado, de um governador, de um presidente da República é de quatro anos, o de um senador de oito anos. Então, a lei foi feita em função do maior mandato, que é de oito anos”, disse Ana Amélia.

“Prosperar uma iniciativa dessa natureza é bastante complexa, dado o cenário que nós temos, embora a oposição tenha uma articulação muito boa no Congresso Nacional”, completou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O Grande Debate: 8 anos inelegível é tempo demais? no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Débora Nascimento assume namoro com o ator Allan Souza Lima, ex da Kalimann

O portal LeoDias avisou, e agora está oficializado! A atriz Débora Nascimento, por fim confirmou seu romance com o ex da Rafa Kalimann, Allan...

Ação coletiva de franqueados contra Lady Driver segue sem desfecho na Justiça

Há quatro processos tramitando na Justiça cível de São Paulo por 31 franqueadas do aplicativo Lady Driver em diferentes cidades brasileiras, que pedem rescisão...

Shakira despista fãs e imprensa ao deixar gravação na Globo

Na saída dos estúdios Globo, no Rio de Janeiro, fãs de Shakira se reuniram na tentativa de ver a cantora após a gravação do...