O que explica esse calor com ‘sensação do inferno’ que assola o Brasil?

O final do verão no Brasil neste ano está castigando ainda mais os brasileiros com o calorão escaldante: enquanto o sol arde no Sudeste, as temperaturas chegaram a níveis históricos no Sul. O calor tem sido tanto, que teve asfalto derretendo e gente fritando ovo na rua. Se você quer entender o motivo de estarmos vivendo a ‘sensação do inferno’, leia a seguir a explicação da física Christine Lourenço, do IFB Campus Brasília (DF).

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Em 4 de fevereiro deste ano, Porto Alegre quebrou o recorde de maior temperatura dos últimos dez anos, quando o município de Quaraí registrou 43,8°C.

E no restante da região Sul não foi diferente: ao longo do mês de fevereiro várias cidades registraram sensação térmica acima dos 40°C.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e algumas áreas do Paraná estão sob alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet). A previsão do instituto, inclusive, é de que os termômetros marquem números ainda maiores até o final do verão.

Por mais que fatores como o aquecimento global e desmatamento expliquem as altar temperaturas, o Inmet esclarece que essa é “uma característica típica do verão”.

O El Niño e La Niña, eventos quando há um encontro de correntes marítimas de diferentes temperaturas, têm capacidade para mudar as temperaturas ao redor do mundo e estão impactando o verão não só no Sul, mas em todo o Brasil, detalha o Inmet.

Tá… mas e o ovo?

O que não falta na internet durante a época de calor são os vídeos na internet de pessoas fritando ovo diretamente no asfalto quente, apenas com óleo e frigideira.

Ao portal LeoDias, a professora de física Christine Lourenço, do IFB Campus Brasília, afirmou que isso não é montagem nem lenda urbana: temperaturas acima de 40°C podem sim fritar um ovo no meio da rua.

“Isso acontece porque o asfalto é um material de cor preta, que é uma cor que absorve muito bem o calor. E o próprio material do asfalto tem muita facilidade para transferir o calor para outros objetos. Então a partir de 40°C, já é possível sim fritar um ovo no meio da rua”, explicou.

Se 40°C já fritam um ovo, imagine em 4 de fevereiro, quando a temperaturas do asfalto em Porto Alegre chegou a 62,9°C. Ovo frito na hora!



Fonte: Portal LEODIAS

Churrasco e touro mecânico: Saiba como foi a primeira festa do líder do BBB25

Durante a edição desta quarta-feira (12/2), a produção do BBB25 estreou duas dinâmicas, o Resta Um, onde quem venceu pode vetar uma pessoa da...

Zé Felipe confessa ciúmes após Virginia publicar foto sensual no status do WhatsApp

Virginia está em São Paulo para as gravações do programa “Sabadou com Virginia” no SBT. A apresentadora postou uma foto no status do WhatsApp...

Suposto filho de Gugu contesta maternidade do apresentador e justiça reabre processo

O caso envolvendo o Gugu Liberato e o empresário Ricardo Rocha, que afirma ser filho biológico do apresentador falecido, ganhou novos desdobramentos. Isso porque...