O que são as ilhas de calor em São Paulo? Entenda

A primeira onda de calor que atinge São Paulo no ano de 2025 pode ter temperaturas de aproximadamente 38 °C, de acordo com Boletim Meteorológico Especial da Defesa Civil do estado.

Segundo o informe, a elevação de temperaturas pode durar até a quarta-feira (19). Os termômetros podem alcançar 38 °C na região de Itapeva e Vale do Ribeira, enquanto na Região Metropolitana de São Paulo e em Sorocaba e Campinas, a máxima pode ser de 33 °C.

As temperaturas elevadas na capital paulista facilitam a ocorrência de um fenômeno conhecido como “ilha de calor”.

Ilhas de calor

“Acontece nos centros urbanos, principalmente em dias com pouca cobertura de nuvens. O concreto, asfalto e áreas impermeáveis absorvem muito calor e demora muito para esse calor ser liberado de volta para a atmosfera”, explica Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo OK, à CNN.

Ou seja, a “ilha de calor” acontece por conta da maior quantidade de concreto e a produção de gases poluentes, que retêm o calor perto da superfície, comum em grandes cidades.

“Quando comparamos uma área urbana com uma área de maior vegetação, temos uma temperatura bem mais elevada, já que na área vegetada, o calor consegue dissipar com mais facilidade”, completa Sassaki.

A explicação para essa diferença está justamente na atuação da vegetação sobre o ambiente. As plantas absorvem a água do solo por meio das raízes. Esse líquido fica retido nas folhas, e depois se transforma em vapor.

Esse processo, conhecido como “transpiração das plantas”, funciona como um “ar-condicionado” da natureza. O processo é similar ao que acontece com o corpo humano quando suamos para controlar a temperatura.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O que são as ilhas de calor em São Paulo? Entenda no site CNN Brasil.

Enem 2025: veja onde haverá transporte gratuito em São Paulo

Estudantes que farão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 neste domingo (9) contarão com transporte público gratuito em diversas cidades...

COP30: nona carta cobra ação e maior cooperação contra a crise climática

A presidência da COP30 publicou neste sábado (8) a nona carta aberta à comunidade internacional solicitando respostas de governos e instituições às mudanças climáticas. O...

Rodrigo Paz toma posse como presidente da Bolívia

Rodrigo Paz Pereira e Edmand Lara tomaram posse neste sábado (8) dos cargos de presidente e vice-presidente da Bolívia, respectivamente. Com isso, chegou ao...