O SERINGAL

Óleo de abacate: saiba os benefícios e as melhores formas de consumo

Óleo de abacate: saiba os benefícios e as melhores formas de consumo

O óleo de abacate pode ser um bom aliado na dieta de quem busca uma alimentação saudável. Extraído da polpa da fruta, o produto é rico em gorduras saudáveis, que garantem diversos benefícios à saúde, como o controle do colesterol e da pressão arterial.

“O abacate é uma fonte de fibras, o que ajuda a promover a saciedade, controlar o apetite e evitar excessos na alimentação”, afirma a nutricionista Paulina Heringer, de Brasília.

De acordo com a nutricionista, o óleo de abacate e o azeite de oliva extravirgem têm propriedades nutricionais parecidas, mas o primeiro acaba ficando de escanteio devido ao preço elevado.

Na comparação com a manteiga, o óleo de abacate do tipo Hass (do avocado) se supera. Um estudo feito na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que a substituição da manteiga pelo óleo vegetal pode reduzir a inflamação e a glicemia após as refeições.

Na foto, imagem de um recipiente de azeite, azeitona e ramos e oliveira - Metrópoles
Azeite de oliva tem propriedades parecidas com óleo de abacate, mas se diferencia pelo preço e ponto de fumaça

A nutricionista Julia Carricondo, do Instituto de Nutrição, em Brasília, conta que a gordura presente no abacate traz diversas vantagens para quem o consome. Veja as principais:


Benefícios do óleo de abacate


Como usar o óleo de abacate

O produto tem um ponto de fumaça maior, ou seja, ele aguenta altas temperaturas até começar a queimar e oxidar, como maior risco de câncer. Assim, pode ser usado no preparo de frituras, grelhados ou preparos com mais tempo de fogo.

O azeite de oliva, por outro lado, possui ponto de fumaça menor e é mais indicado para ser usado como tempero de saladas, molhos frios ou em receitas que necessitam de pouca e tempo no fogo.

“O óleo de abacate também pode ser usado em saladas e outros preparos, porém sempre vai deixar o gosto residual do abacate, assim como o óleo de coco”, explica Julia.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile