Oscar 2025: Especialista comenta como a noite pode ser um marco para o cinema brasileiro

A 97ª edição do Oscar está marcada para o domingo, dia 2 de março. Enquanto muitos estarão festejando todo o brilho e agitação do Carnaval no Brasil, a indústria audiovisual e os fãs de cinema estarão esperando ansiosamente o resultado da maior premiação do cinema mundial repleta de glamour e elegância.

Em conversa com o portal LeoDias, Guilherme Bryan, coordenador do curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Belas Artes, compartilhou suas impressões sobre a premiação deste ano.

Veja as fotos

Foto: Adam Chitayat/Wiki Commons
Fernanda TorresFoto: Adam Chitayat/Wiki Commons
Divulgação
Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”Divulgação
Divulgação: Site/Dolby Theatre
Dolby Theatre, onde acontece a cerimônia do OscarDivulgação: Site/Dolby Theatre
Divulgação
Cartaz do filme “Emilia Pérez”Divulgação
Reprodução: Instagram
Karla Sofia Gascón, atriz espanhola que protagoniza o filme “Emilia Pérez”Reprodução: Instagram
Reprodução: Warner Bros. Pictures
“Barbie”Reprodução: Warner Bros. Pictures
Reprodução: Universal Pictures
“Oppenheimer”Reprodução: Universal Pictures

Fernanda Torres e as chances de ganhar

Entre os destaques deste ano, o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, recebeu indicações em três categorias: “Melhor Filme”, “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Atriz”, com Fernanda Torres concorrendo por sua atuação como Eunice Paiva. Bryan destaca que a atriz tem grandes chances de vitória, não apenas por sua performance brilhante, mas também pelo carisma que conquistou a imprensa internacional. “Fernanda Torres tem muitas chances e nossa torcida é toda para ela. Além de estar brilhante como Eunice Paiva, em “Ainda Estou Aqui”, vem chamando a atenção de todo mundo, inclusive da imprensa internacional, por seu carisma e simpatia inigualáveis”, afirmou. No entanto, ele ressalta a concorrência de Demi Moore, indicada por “A Substância”: “Ela representa muito o sonho americano da atriz que conseguiu superar as dificuldades na carreira”, analisou.

Comparação com o Oscar 2024

Ao comparar com a edição anterior, Bryan acredita que o Oscar 2025 está ainda mais competitivo. “Não acredito que o Oscar 2025 esteja mais fraco do que em 2024, não. Muito pelo contrário. Estamos num ano extremamente disputado, com ótimos filmes, em que, na maioria das categorias, não há um franco favorito”, afirmou. O que pode ser observado de diferente é que, no ano passado, houve campeões de bilheteria, como “Oppenheimer” e “Barbie”, mas que 2025 representou uma maior variedade de produções de destaque, segundo o especialista.

Favoritos para levar mais estatuetas

Embora “Emilia Pérez” lidere com 13 indicações, Bryan alerta que isso não garante múltiplas vitórias. “Já tivemos situações semelhantes no passado em que os votantes acharam que o número de indicações já havia sido o suficiente para destacar o filme e não o premiaram”, ressaltou. Para o professor, “Duna 2” será o filme com maiores chances em categorias técnicas, como Efeitos Visuais, Fotografia e Som. “Mas, nas principais, está muito bem aberto e não surpreenderá, por exemplo, surpresas como ‘Conclave’, ‘O Brutalista’ e ‘Um Completo Desconhecido’”.

Impacto para o cinema brasileiro

A indicação de “Ainda Estou Aqui” a Melhor Filme é histórica para o cinema nacional. Bryan enfatiza que isso demonstra uma abertura maior da Academia para produções internacionais. “A importância é gigantesca e demonstra que os votantes do Oscar estão se abrindo mais para produções de fora dos Estados Unidos. Talvez seja a primeira vez em que você tem dois filmes na categoria de ‘Melhor Filme Internacional’ e ‘Melhor Filme’, ao mesmo tempo”. Ao mesmo tempo, para o especialista, a vitória do longa coreano “Parasita” mostra que a Academia “parece olhar menos para o próprio umbigo e mais para o planeta como um todo”.

A relevância das campanhas promocionais

As campanhas desempenham um papel crucial na visibilidade dos filmes entre os votantes. Bryan observa que “Ainda Estou Aqui” tem se beneficiado de apoios influentes. “As campanhas são fundamentais para levar os votantes às salas de cinema para verem os filmes. Nesse sentido, acredito que ‘Ainda Estou Aqui’ tem se valido muito bem de campanhas feitas por grandes nomes do cinema mundial, como os mexicanos Guillermo Del Toro e Alfonso Cuarón, dois grandes vencedores do Oscar”, comentou.

As controvérsias de “Emilia Pérez”

Sobre as polêmicas envolvendo a atriz Karla Sofía Gascón, protagonista de “Emilia Pérez”, o especialista sugere que isso pode afetar o desempenho do filme na premiação. “Pode ser que, em meio a tantas polêmicas, ‘Emilia Pérez’ passe de filme mais indicado ao menos vitorioso da noite. Isso só saberemos de fato em 2 de março”, ponderou. Diante das polêmicas relacionadas ao concorrente do filme brasileiro, ele expressou esperança de que “Ainda Estou Aqui” seja o grande vencedor, transformando a segunda-feira pós-Carnaval em uma celebração para o cinema brasileiro.

Com uma disputa acirrada e diversas produções de destaque, o Oscar 2025 será realizado no Dolby Theatre, em Los Angeles, e transmitido ao vivo pela Globo, TNT e Max.



Fonte: Portal LEODIAS

Palmeiras classificado? Acompanhe a tabela do Grupo D do Paulistão

A vida do Palmeiras no Campeonato Paulista 2025 será definida neste domingo (23), na 12ª e última rodada da fase de grupos. A equipe...

“Nando Bacalhau”, líder do CV, é transferido para penitenciária federal

O traficante Luiz Fernando Nascimento Ferreira, conhecido como ‘Nando Bacalhau’, um dos líderes do Comando Vermelho, foi transferido para o Sistema Penitenciário Nacional na...

Virginia e Zé Felipe passam domingo na piscina com filhas; veja fotos

A influenciadora Virginia Fonseca, 25, e o cantor Zé Felipe, 26, mostraram em suas redes sociais como foi o domingo (23) brincando com suas...