Oscar das tretas! Polêmicas sem fim marcam a temporada deste ano

A 97ª edição do Oscar, marcada para 2 de março, está gerando várias controvérsias, além das reviravoltas que estão impactando os indicados e suas produções. É o caso principalmente do longa-metragem “Emilia Pérez”.

Veja as fotos

Divulgação: Netflix
Karla Sofía Gascón em “Emilia Pérez”Divulgação: Netflix
Reprodução: Instagram/Karla Sofía Gascón
Karla posa com as colegas de elenco do filme, Zoë Saldaña e Selena GomezReprodução: Instagram/Karla Sofía Gascón
Reprodução Instagram
Karla Sofia Gascón, atriz espanhola que protagoniza o filme “Emilia Pérez”Reprodução Instagram
Reprodução
Estatueta OscarReprodução
Reprodução
“Ainda Estou Aqui” entra para lista dos 15 filmes cotados ao Oscar 2025Reprodução
Reprodução
Filme “Ainda Estou Aqui”Reprodução

O filme lidera as indicações com 13 nomeações, incluindo “Melhor Filme” e “Melhor Atriz” para Karla Sofía Gascón. Ela se tornou a primeira mulher trans a receber a indicação na história da premiação. 

Mas, a atriz tem enfrentado muitas críticas após a divulgação de postagens antigas escritas por ela em redes sociais, que contradizem sua representação da comunidade transgênero. Os comentários considerados ofensivos reúnem temas como Islamismo, George Floyd, vacinas contra a Covid-19 e até mesmo sobre sua colega de elenco, Selena Gomez. A atriz a teria chamado de “rata rica”.

Segundo Karla, o tweet é completamente inventado e não foi ela quem escreveu, como afirmou em uma entrevista à CNN em Español.

Após a repercussão negativa, Karla Sofía desativou seu perfil no X, onde continha as postagens que chamaram a atenção da imprensa mundial.

Em resposta, a Netflix, produtora de “Emilia Pérez”, decidiu interromper seu apoio à campanha da atriz para o Oscar, incluindo a cobertura de custos para eventos e a orientação de sua equipe de marketing e imprensa.

Essas revelações ocorreram próximo à votação final da Academia, levantando suspeitas de ataques direcionados. Apesar de um pedido de desculpas, a controvérsia afetou a reputação do filme e da atriz.

Além disso, o diretor do filme, Jacques Audiard, expressou nesta quarta-feira (5/2) descontentamento com Gascón, afirmando que ela está se vitimizando e que não deseja mais se comunicar com ela. Ao portal Deadline, Audiard disse: “Isso me deixa muito triste. A confiança que compartilhamos, a atmosfera excepcional que tínhamos no set que era de fato baseada na confiança. E quando você tem esse tipo de relacionamento e de repente você lê algo que essa pessoa disse, coisas que são absolutamente odiosas e dignas de serem odiadas, é claro que esse relacionamento é afetado”.

Outro ponto que chamou a atenção: a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela cerimônia do Oscar, deixou de seguir Karla Sofía Gascón em suas redes sociais.

As polêmicas resultaram em mudanças significativas na campanha de “Emilia Pérez” para o Oscar. Especialistas apontam que o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres, tornou-se favorito na categoria de Melhor Filme Internacional.



Fonte: Portal LEODIAS

Iraque pode retornar à Copa do Mundo após 40 anos. Entenda cenário

Nesta quinta-feira (13/11), a seleção iraquiana entra em campo contra os Emirados Árabes Unidos pela repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo. A última...

Veja quem pode se classificar para a Copa do Mundo nesta quinta-feira

As Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 estão na reta final, e nesta quinta-feira (13/11), outras seleções podem se juntar aos 28 times...

Libertadores e Sul-Americana: finais terão tecnologia de impedimento

Novidade nas finais continentais da América do Sul: nesta quarta-feira (12/11), a Conmebol, entidade responsável pelo futebol sul-americano, divulgou que as decisões das copas...