O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi oficializado nesta quarta-feira (19) como o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Eleito por aclamação, ele defendeu ter “sintonia”, mesmo com eventuais divergências, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que acompanhou parte da reunião.
“Presidente [Alcolumbre], nós estaremos unidos, discutindo. Claro, poderemos ter divergências do ponto de vista da interpretação ou do encaminhamento, mas jamais tomaremos uma decisão que não seja dentro da ética, da lealdade e da fidelidade com aquilo que é fundamental nas relações políticas”, disse Otto na reunião.
A CCJ é a comissão mais importante da Casa. Alcolumbre presidiu o colegiado nos dois últimos anos. Otto Alencar afirmou ter conversado sobre o cargo com vários líderes, com o ex-presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com Alcolumbre.
“Conversei sobretudo com o atual presidente Davi Alcolumbre para que aconteça entre essa presidência de comissão e a presidência do Senado sintonia, discussão e encaminhamento para que as matérias possam chegar ouvindo todos aqueles que são líderes e podem contribuir perfeitamente para a produção do nosso trabalho à frente da Comissão de Constituição e Justiça”, declarou.
Alcolumbre fez nesta manhã um périplo pelo Senado para acompanhar a instalação dos colegiados e cumprimentar os novos presidentes eleitos. A divisão do comando das comissões foi negociada desde o ano passado e acordada pelo colégio de líderes, que se reuniu na terça-feira (18). A eleição é uma etapa protocolar que confirma as indicações acordadas pelos partidos.
O primeiro ato de Otto como presidente da CCJ foi a escolha do senador Eduardo Braga (MDB-AM) como relator do segundo projeto que regulamenta a reforma tributária. A experiência com o tema foi um dos argumentos apresentados por Otto para a designação. Na Casa, Braga foi o relator da reforma e do primeiro projeto que a regulamentou.
Outra mudança anunciada por Otto foi a antecipação do horário de reunião da CCJ, que costumava se reunir às quartas-feiras, às 10h. Agora, os encontros começarão às 9h.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Otto assume CCJ e defende união e “sintonia” com Alcolumbre no site CNN Brasil.
Fonte: CNN