País enfrenta quinta onda de calor a partir de sexta (28)

Uma quinta onda de calor deve chegar ao país a partir da próxima sexta-feira (28) e deve se prolongar pelo Carnaval. Entre as regiões metropolitanas mais afetadas estão as de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.

Segundo a Climatempo, São Paulo, Brasília e Curitiba são as capitais com maior chance de estabelecerem novos recordes de calor para 2025 durante a nova onda de calor. Nesta terça (25), Porto Alegre foi a capital mais quente, com 38,1°C.

A nova onda de calor extremo deve ser causada “pela atuação de um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera”, impedindo a formação de nuvens e resultando no aumento das temperaturas mais expressivamente, o que deve se estender até o começo de março.

 

No período, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, parte de Goiás e do Mato Grosso do Sul marcarão temperaturas pelo menos 5ºC a 7ºC mais quentes que a média prevista para o mês de março.

Em regiões como Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, as temperaturas devem atingir temperaturas 3ºC a 5ºC mais quentes que a média de março.

“Este evento é distinto da onda de calor que começou no final de semana no Sul, pela atuação da massa de ar mais seco na Argentina. Os gaúchos, terão um dia apenas com uma ligeira redução no calor mais intenso, nesta quinta-feira (27)”, diz a Climatempo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em País enfrenta quinta onda de calor a partir de sexta (28) no site CNN Brasil.

Cidade de Gaza pede intervenção internacional contra deslocamento forçado

Autoridades da cidade de Gaza pedem intervenção internacional diante do temor de “deslocamento forçado” enquanto Israel planeja ampliar a guerra em Gaza, marcando uma...

Israel vai deslocar palestinos para o sul de Gaza para nova ofensiva

Os moradores de Gaza receberão tendas e outros equipamentos de abrigo a partir de domingo (17), antes de serem realocados das zonas de combate...

Chefe de gabinete de Zelensky agradece Melania Trump por carta a Putin

O chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky agradeceu à primeira-dama dos EUA, Melania Trump, por pedir ao presidente da Rússia que salve...