Papa Francisco enfrenta crise respiratória e condição é agravada, diz Vaticano

Na tarde desta sexta-feira, (28/2), o Papa Francisco enfrentou uma nova crise respiratória, e sua condição clínica foi agravada, segundo novo boletim divulgado pelo Vaticano. Após uma noite tranquila, o pontífice, que está internado há duas semanas, teve um episódio de vômito com inalação, o que resultou em uma piora repentina de seu quadro respiratório.

Em um novo comunicado, o Vaticano informou que, apesar de uma manhã sem intercorrências e da realização da terapia prescrita pelos médicos, o Papa Francisco sofreu uma crise isolada de broncoespasmo, que causa o estreitamento transitório das vias aéreas, dificultando a chegada de ar aos pulmões. 

Veja as fotos

Foto/Vaticano
Papa Francisco enfrenta crise respiratóriaFoto/Vaticano
Foto/Vaticano
Papa Francisco enfrenta crise respiratóriaFoto/Vaticano
Reprodução
Papa FranciscoReprodução

“O Santo Padre, no início da tarde de hoje, após uma manhã passada alternando fisioterapia respiratória e oração na capela, apresentou uma crise isolada de broncoespasmo que, no entanto, resultou em um episódio de vômito com aspiração e um repentino agravamento do quadro respiratório”, informaram.

Como resultado, Francisco teve um episódio de vômito, com a aspiração do líquido, o que pode ter agravado a dificuldade respiratória e causado falta de ar, e foi atendido rapidamente: “O Santo Padre foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas”. 

Por fim, o Vaticano informou que o prognóstico do Papa ainda não será divulgado e que ele segue sendo monitorado de perto, cumprindo as orientações médicas. Além disso, o Santo Padre recebeu a Eucaristia durante o processo de cuidados. Mais cedo, a equipe havia comunicado que o pontífice teve uma noite tranquila.

Internado desde 14 de fevereiro, na Policlínica Gemelli, em Roma, Itália, o Santo Padre permanecia estável após apresentar uma leve melhora em seu quadro clínico. Nos últimos dias, os boletins descreviam o quadro do pontífice como crítico, mas a equipe médica estava monitorando sua evolução.



Fonte: Portal LEODIAS

Doença silenciosa: Sintomas por trás de tumor que matou atriz mirim Millena Brandão

A atriz Millena Brandão, de apenas 11 anos, faleceu na última sexta-feira (02/05), após sofrer 12 paradas cardiorrespiratórias. A morte encefálica foi confirmada pelo...

Isabel Veloso explica afastamento das redes e desabafa: “Morrendo de dor”

Isabel Veloso enfrenta um novo problema de saúde. Aos 18 anos, a influenciadora, que continua em tratamento paliativo por causa de um câncer, revelou...

Câmara discute mudanças nas regras para compra e porte de armas

Os parlamentares da Comissão de Segurança Pública (CSP) da Câmara se reúnem, nesta terça-feira (6), para analisar propostas que alteram regras ligadas à posse...