Papa Francisco enfrenta crise respiratória e condição é agravada, diz Vaticano

Na tarde desta sexta-feira, (28/2), o Papa Francisco enfrentou uma nova crise respiratória, e sua condição clínica foi agravada, segundo novo boletim divulgado pelo Vaticano. Após uma noite tranquila, o pontífice, que está internado há duas semanas, teve um episódio de vômito com inalação, o que resultou em uma piora repentina de seu quadro respiratório.

Em um novo comunicado, o Vaticano informou que, apesar de uma manhã sem intercorrências e da realização da terapia prescrita pelos médicos, o Papa Francisco sofreu uma crise isolada de broncoespasmo, que causa o estreitamento transitório das vias aéreas, dificultando a chegada de ar aos pulmões. 

Veja as fotos

Papa Francisco enfrenta crise respiratóriaFoto/Vaticano
Papa Francisco enfrenta crise respiratóriaFoto/Vaticano
Papa FranciscoReprodução

“O Santo Padre, no início da tarde de hoje, após uma manhã passada alternando fisioterapia respiratória e oração na capela, apresentou uma crise isolada de broncoespasmo que, no entanto, resultou em um episódio de vômito com aspiração e um repentino agravamento do quadro respiratório”, informaram.

Como resultado, Francisco teve um episódio de vômito, com a aspiração do líquido, o que pode ter agravado a dificuldade respiratória e causado falta de ar, e foi atendido rapidamente: “O Santo Padre foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas”. 

Por fim, o Vaticano informou que o prognóstico do Papa ainda não será divulgado e que ele segue sendo monitorado de perto, cumprindo as orientações médicas. Além disso, o Santo Padre recebeu a Eucaristia durante o processo de cuidados. Mais cedo, a equipe havia comunicado que o pontífice teve uma noite tranquila.

Internado desde 14 de fevereiro, na Policlínica Gemelli, em Roma, Itália, o Santo Padre permanecia estável após apresentar uma leve melhora em seu quadro clínico. Nos últimos dias, os boletins descreviam o quadro do pontífice como crítico, mas a equipe médica estava monitorando sua evolução.


Fonte: Portal LEODIAS

Após polêmica de racismo, Carla Perez se pronuncia: “Errei, reconheço”

A cantora Carla Perez, 48, se pronunciou nas redes sociais, nesta segunda-feira (16), após um vídeo em que aparece nas costas de um segurança...

Fluminense vence Bangu e avança às semifinais do Campeonato Carioca

O Fluminense venceu o Bangu por 3 a 1 nesta segunda-feira (16), no Maracanã, pelas quartas de final do Campeonato Carioca. Com o resultado,...

PM investigado por fraudes na compra de abadás é preso em Salvador

A Operação Abadá teve mais um desdobramento que resultou na prisão de um policial militar investigado pela prática dos crimes de associação criminosa, estelionato...
Sair da versão mobile