Passagens aéreas sobem 10,42% e são as “vilãs” da inflação de janeiro

Os preços das passagens aéreas subiram 10,42% em janeiro e exerceram forte impacto no grupo dos Transportes (1,30%), que teve maior variação positiva na inflação do mês passado.

É o que mostra o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — que mede a inflação oficial do país —, divulgado nesta terça-feira (11/2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A inflação desacelerou em janeiro e registrou alta de 0,16% — um recuo de 0,36 ponto percentual em comparação a dezembro de 2024 (0,52%). Com isso, o Brasil tem inflação acumulada de 4,56% — ainda acima do teto da meta para este ano, que é de 4,50%.


O que é IPCA

  • Refletindo o custo de vida e o poder de compra do cidadão brasileiro, o IPCA é calculado desde 1979 pelo IBGE.
  • O IPCA é considerado o termômetro oficial da inflação e é usado pelo Banco Central para ajustar a taxa básica de juros, a Selic.
  • Ele mede a variação mensal dos preços na cesta de vários produtos e serviços, comparando-os com o mês anterior. A diferença entre os dois itens da equação representa a inflação do mês observado.
  • O IPCA tem por meta pesquisar dados nas cidades, de forma a englobar 90% das pessoas que vivem em áreas urbanas no país.
  • O índice pesquisa preços de categorias como transporte, alimentação e bebidas, habitação, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação, comunicação, vestuário, artigos de residência, entre outros.

Transportes seguem em alta

Segundo o IBGE, o grupo dos Transportes avançou 1,30% em janeiro. Em termos de impacto na inflação geral do primeiro mês de 2025, exerceu influência de 0,27 ponto percentual no índice geral.

O resultado do grupo foi influenciado pelo aumento nos preços das passagens aéreas (10,42%) e do ônibus urbano (3,84%).

Também foi registrado alta nos preços do táxi (1,83%) devido aos reajustes de 7,83% no Rio de Janeiro e de 4,79% em Salvador. Em São Paulo, os aumentos foram de 3% no trem e no metrô, em razão do reajuste de 4% nas passagens a partir de 6 de janeiro.

No caso dos combustíveis, que avançaram 0,75% no mês passado, houve aumento nos preços do etanol (1,82%), do óleo diesel (0,97%), da gasolina (0,61%) e do gás veicular (0,43%) em janeiro.



Fonte: Metrópoles

Nigéria vence Egito nos pênaltis e conquista 3º lugar na CAN

A Nigéria garantiu o terceiro lugar na Copa Africana de Nações ao vencer o Egito por 4 a 2 nos pênaltis, após um empate...

UE convoca reunião de emergência após anúncio de tarifas dos EUA

Embaixadores dos 27 países da União Europeia (UE) se reunirão neste) domingo (18) para uma reunião de emergência após o presidente dos EUA, Donald...

Trump diz que nunca ofereceu cargo de presidente do Fed ao CEO do JPMorgan

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado (17) que nunca ofereceu a Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, o cargo de presidente do...