O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a escala de trabalho 6×1. Em entrevista ao CNN 360°, nesta quinta-feira (27), o parlamentar expressou preocupações sobre os potenciais impactos econômicos da medida.
Passarinho argumentou que a PEC não apresenta estudos sobre os custos associados à mudança na jornada de trabalho. “Não vemos na PEC nenhuma conversa, nem sabemos a indicação de quem vai pagar a conta, porque essa conta vai ter que ser paga”, afirmou o deputado.
Impactos em serviços essenciais
O parlamentar destacou os possíveis efeitos em setores essenciais como transporte público, energia elétrica e saúde. Segundo ele, a necessidade de contratar mais funcionários para manter esses serviços em funcionamento resultaria em aumento de custos, que seriam repassados aos consumidores.
“Como é que eu paro um hospital? Eu não tenho como parar o hospital. Eu vou ter que fazer contratações às prefeituras, vamos gastar mais, o Estado vai gastar mais, a União vai gastar mais, os planos de saúde vão aumentar”, exemplificou Passarinho.
Alternativas e discussões
O deputado não descartou completamente mudanças na jornada de trabalho, mas defendeu a necessidade de estudos aprofundados e compensações. Ele sugeriu que uma escala 5×2, cinco dias de trabalho e dois de folga, poderia ser discutida, desde que acompanhada de medidas como a desoneração da folha de pagamento para setores afetados.
“Se nós conseguirmos achar uma outra forma e conseguir desonerar a folha desses setores que vão precisar fazer uma escala e em vez de ter esse encargo maior e jogar no preço, ele possa ser, por exemplo, desonerado proporcionadamente na sua folha nos impostos que paga na folha e manter o nível de contratação e até aumentar o nível de contratação, eu acho inteligente”, ponderou.
Passarinho concluiu enfatizando que, embora ninguém seja contra a ideia de o trabalhador ter mais dias de folga, é necessário considerar os custos e impactos econômicos de tais mudanças. “Nós estamos falando sobre talvez um pouco de hipocrisia, dizer que isso não gera custo, e gerando custo não vai aumentar a despesa, não vai aumentar o bolso do trabalhador. Vai”, finalizou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pec do 6×1 pode causar aumento no custo de vida, diz deputado à CNN no site CNN Brasil.