Pec do 6×1 pode causar aumento no custo de vida, diz deputado à CNN

O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a escala de trabalho 6×1. Em entrevista ao CNN 360°, nesta quinta-feira (27), o parlamentar expressou preocupações sobre os potenciais impactos econômicos da medida.

Passarinho argumentou que a PEC não apresenta estudos sobre os custos associados à mudança na jornada de trabalho. “Não vemos na PEC nenhuma conversa, nem sabemos a indicação de quem vai pagar a conta, porque essa conta vai ter que ser paga”, afirmou o deputado.

Impactos em serviços essenciais

O parlamentar destacou os possíveis efeitos em setores essenciais como transporte público, energia elétrica e saúde. Segundo ele, a necessidade de contratar mais funcionários para manter esses serviços em funcionamento resultaria em aumento de custos, que seriam repassados aos consumidores.

“Como é que eu paro um hospital? Eu não tenho como parar o hospital. Eu vou ter que fazer contratações às prefeituras, vamos gastar mais, o Estado vai gastar mais, a União vai gastar mais, os planos de saúde vão aumentar”, exemplificou Passarinho.

Alternativas e discussões

O deputado não descartou completamente mudanças na jornada de trabalho, mas defendeu a necessidade de estudos aprofundados e compensações. Ele sugeriu que uma escala 5×2, cinco dias de trabalho e dois de folga, poderia ser discutida, desde que acompanhada de medidas como a desoneração da folha de pagamento para setores afetados.

“Se nós conseguirmos achar uma outra forma e conseguir desonerar a folha desses setores que vão precisar fazer uma escala e em vez de ter esse encargo maior e jogar no preço, ele possa ser, por exemplo, desonerado proporcionadamente na sua folha nos impostos que paga na folha e manter o nível de contratação e até aumentar o nível de contratação, eu acho inteligente”, ponderou.

Passarinho concluiu enfatizando que, embora ninguém seja contra a ideia de o trabalhador ter mais dias de folga, é necessário considerar os custos e impactos econômicos de tais mudanças. “Nós estamos falando sobre talvez um pouco de hipocrisia, dizer que isso não gera custo, e gerando custo não vai aumentar a despesa, não vai aumentar o bolso do trabalhador. Vai”, finalizou.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pec do 6×1 pode causar aumento no custo de vida, diz deputado à CNN no site CNN Brasil.

Petróleo fecha em alta, com tarifas e debates da Opep+ no radar

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira (27) em meio a preocupações com a oferta e incertezas sobre as tarifas dos...

Sobrevivente mais velha do Holocausto conhecida morre aos 113 anos

Rose Girone, a mais velha sobrevivente do Holocausto conhecida, morreu aos 113 anos, oito décadas após o fim da Segunda Guerra Mundial. A morte...

Heliponto de prédio em Balneário Camboriú é interditado após morte de jovem

A Defesa Civil de Balneário Camboriú interditou, na terça-feira (25), o heliponto de um edifício na Avenida Atlântica após denúncias de irregularidades. A decisão ocorreu...